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Veículos caros e exóticos juntam poeira no pátio do Detran e podem ir a leilão

No pátio do Departamento de Trânsito, veículos apreendidos por irreguridades aguardam seus donos ou o próximo leilão para voltar às ruas

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Veículos caros e exóticos juntam poeira no pátio do Detran e podem ir a leilão
Leilão acontecerá no dia 17 de novembro Fotos: RM Sotheby’s/Divulgação

 

Chevrolet Camaro 2011: Xodó do pátio, onde está desde janeiro de 2014. Proprietário foi preso por estelionato

Falta de licenciamento, impedimento judicial, placa clonada… são vários os motivos que levam os veículos aos pátios do Departamento de Trânsito (Detran) da Polícia Civil de Minas Gerais. São cinco pátios de recolhimento na capital e 298 pontos no interior. Com tantas infrações a combater, esses locais vivem lotados: só em Belo Horizonte, são 13.026 veículos apreendidos. A maioria fica exposta ao sol, chuva e poeira por anos a fio. Entre tantos carros, utilitários e motos, alguns modelos chamam a atenção pela raridade. A reportagem do Vrum teve acesso ao Pátio de Recolhimento de Veículos do Olhos d’Água, na Região Oeste da capital e encontrou modelos inusitados à espera de resgate, seja do proprietário ou mesmo de um leilão.


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É o caso de um Fiat Oggi CSS, sedã derivado do 147, fabricado em 1985. Apenas 300 unidades foram feitas e uma delas padece batida e com falta de manutenção e apreendida por falta de licenciamento em Belo Horizonte. Pelo mesmo motivo está retido um belo cupê esportivo japonês Mazda MX-3 ano 1994. Contudo, o modelo que mais chama atenção dos funcionários do pátio é o Chevrolet Camaro amarelo 2011, apreendido em janeiro de 2014. O dono é um empresário preso por estelionato: ele fabricava cartões de crédito para compras no exterior. O esportivo americano padece coberto por poeira, inclusive no interior.

Fiat Oggi CSS 1985 - Apesar do péssimo estado, é um modelo raro. Apenas 300 unidades foram fabricadas. Apreendido em 30 de agosto de 2014 por falta de licenciamento


Para liberar o veículo, o proprietário deve pagar todas as multas de trânsito, taxas estaduais ou impedimentos judiciais que causaram a apreensão. Além disso, despesas da remoção e estadia no pátio. O custo do reboque para motocicletas e similares é de R$ 95,30. Veículos com até 3,5 toneladas pagam R$ 149,76 e acima desse peso, sobe para R$ 198,77. O valor da diária começa nos R$ 16,34 para motocicletas, passando por R$ 27,23 de carros e R$ 32,67 para veículos acima de 3,5 toneladas. Ou seja, caso o dono demore a recuperar seu bem, logo a conta a pagar será inviável.

 

Ford Escort XR3 1988 - Belo conversível nacional foi bem restaurado, mas está parado por falta de licenciamento desde maio do ano passado

 

 

LEILÃO

O proprietário tem 90 dias para liberar o veículo depois de ser notificado via correios. Depois desse prazo, o modelo pode ser leiloado. Até 2014, modelos com impedimento judicial só poderiam ser leiloados depois de decisão transitada em julgado. Com anos e anos de espera no processo, os veículos viravam sucata, além de foco de dengue.

Com a Portaria Conjunta 14 do Governo do Estado, Corregedoria-Geral de Justiça e Procuradoria-Geral de Justiça de Minas, o prazo fica limitado a 90 dias, a exemplo dos modelos apreendidos por irregularidades de trânsito.

O primeiro leilão de veículos com impedimento judicial aconteceu março deste ano. O valor arrematado foi destinado a uma conta judicial. Não há data do próximo em Belo Horizonte, mas existem editais em aberto para cidades do interior mineiro. Uma tentativa de diminuir o estoque nos pátios superlotados do Detran.

 

 

 

BMW X5 M - Utilitário-esportivo alemão com o pacote M tem motor V8 4.4 biturbo. O dono conseguiu reaver o veículo

Mazda MX-3 1994 - No Detran desde outubro de 2012 por falta de licenciamento

Mitsubishi Eclipse 1990 - Belo esportivo japonês é um dos mais antigos no pátio: está apreendido desde maio de 2002 por falta de licenciamento e irregularidades

Chrysler Neon Coupe 1995 - É bem difícil de achar pelas ruas, mas está apreendido desde março de 2011

Volkswagen Transporter - Sucessor da Kombi, utilitário não esquentou banco no pátio e foi liberado antes do fechamento desta edição

Hyundai Veloster 2012 - Cupê esportivo causou frisson em 2011, apesar da potência pífia. Esse modelo foi apreendido por falta de licenciamento

Detalhe do interior do Camaro 2011 no pátio do Detran

Mitsubishi Diamante 1992 - Raro sedã japonês tem motor 3.0 V6 de 158cv. Mas desde setembro do ano passado não vai a lugar nenhum


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