UAI

Instituto divulga lista dos automóveis com menos pontos cegos no Brasil

Cesvi apontou quais os automóveis com mais visibilidade no mercado. Lista inclui modelos como Audi S7 quattro, Volkswagen Golf e Honda Civic

Publicidade
SIGA NO google-news-logo
Instituto divulga lista dos automóveis com menos pontos cegos no Brasil
Leilão acontecerá no dia 17 de novembro Fotos: RM Sotheby’s/Divulgação

Audi S7 Sportback lidera

 

 

Talvez você nem leve em conta nesse detalhe na hora da compra. Mas basta ligar o carro, com cheiro de novo ou não, para sair da concessionária e se dar conta da importância da visibilidade. Um estudo divulgado pelo Centro de Experimentação e Segurança Viária (Cesvi) apontou quais os automóveis com menos pontos cegos (abaixo o ranking com os 12 primeiros). O sedã Audi S7 Quattro foi o primeiro lugar, seguido de Range Rover (Land Rover), C4 Lounge (Citroën) e Jaguar XK R-S.

Com exceção do modelo francês da Citroën, que custa na faixa dos R$ 70 mil, todos os outros modelos são vendidos acima dos seis dígitos e por isso não deveriam surpreender. Mas nem sempre máquinas luxuosas são sinônimos de conforto visual. Pesquisas anteriores já apontaram Jeep Cherokee e Dodge Journey, por exemplo, que não tinham a visibilidade como ponto forte. Mas e o que é uma boa visão na direção? Uma que contemple enxergar pedestres, motociclistas, bicicletas e outros veículos, tornando o trânsito mais seguro.

 

Range Rover 2015 é o segundo colocado

 

 

A análise levou em consideração três pontos de visão: lateral, traseira e dianteira. A novidade é que sensores de estacionamento, ré, além de câmeras, foram levados em conta na pontuação. Mesmo com muita evolução high tech, muitas montadoras insistem em colunas C e D ainda largas, mas com o pretexto de garantir a segurança dos ocupantes do veículo em caso de acidente. Bons retrovisores, o tipo do espelho utilizado, tudo contou na matemática do Cesvi.

Estrelas
Pode até não ser o fator decisivo numa compra, mas o índice de visibilidade serve como parâmetro de segurança para o condutor. Nas análises da traseira, por exemplo, simulou-se com um obstáculo de 60 centímetros (mesma altura de uma criança com 2, 3 anos), já que muitos atropelamentos são causados na garagem de casa). As notas foram enumeradas de 0 a 5 estrelas. Quanto maior a nota, melhor a visibilidade.

CAMPEÕES DE VISIBILIDADE

1. Audi S7 quattro - 5
2. Range Rover  - 5
3. Citroën C4 Lounge - 4,5
4. Jaguar XK R-S  - 4,5
5. Volkswagen Golf  4,5
6. Audi A3 4
7. Citroën C4 hatch - 4
8. Citroën C4 Picasso - 4
9. Ford Focus - 4
10. Honda Civic - 4
11. Honda FIT - 4
12. Peugeot 208 - 4

 

C4 Lounge fica em terceiro lugar