UAI

Citroën C4 Lounge 2017 adota motor 1.6 THP e novo câmbio manual de 6 marchas

Para alcançar nota A em programa de etiquetagem, Citroën C4 Lounge adota motor 1.6 THP turbo como padrão e estreia câmbio manual de seis marchas. Há novos equipamentos e preços partem de R$ 69.990

Publicidade
SIGA NO google-news-logo
Citroën C4 Lounge 2017 adota motor 1.6 THP e novo câmbio manual de 6 marchas
Leilão acontecerá no dia 17 de novembro Fotos: RM Sotheby’s/Divulgação

A busca por melhores médias de consumo de combustível no Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular do Inmetro segue movimentando a engenharia das fábricas brasileiras. Depois da Chevrolet apresentar evoluções no Cobalt e Spin, agora é a vez de a Citroën anunciar o C4 Lounge até 17% mais econômico, apenas com motor 1.6 THP turbo flex de 173cv (cavalos) de potência, na linha 2017. Para alcançar a redução, o sedã médio recebeu câmbio manual de seis marchas produzido em Valenciennes, na França, indicador de troca de marchas no painel, novos amortecedores na suspensão dianteira e melhorias na gestão elétrica.

As melhorias energéticas também serão aplicadas nos próximos dias aos “primos” Peugeot 308 e 408, que compartilham o mesmo conjunto mecânico.

No interior o C4 Lounge adota nova central multimídia com tela sensível ao toque de sete polegadas e espelhamento para smartfones compatível com os sistemas Android e CarPlay. Além disso controle eletrônico de aclives, chamado pela Citroën de Hill Assist, e controle eletrônico de estabilidade passam a ser equipamentos de série nas três versões (Origine, Tendance e Exclusive), com preços a partir de R$ 69.990.

Não foi desta vez que o C4 Lounge recebeu a reestilização disponíveis em mercados como o da China. No design a única novidade da linha 2017 são as setas dos faróis, que tiveram as luzes de direção de cor âmbar substituídas pela cor cristal. As versões são diferenciadas pelo desenho das rodas de liga leve: Sansiro com pneus 205/55 aro 16 na Origine, Arena 225/45 R17 na Tendance e Arena Diamantada com os mesmos pneus na Exclusive.

MECÂNICA O motor 1.6 THP gera 166cv/173cv a 6.000rpm com gasolina e etanol, respectivamente, e torque máximo de 24,48kgfm entre 1.400rpm e 4.000rpm. O conjunto acelera até 100Km/h em 9,1s, com velocidade máxima limitada eletronicamente em 215km/h. Além da associação do motor turbo com o câmbio de seis marchas, o mesmo que equipa o compacto premium Citroën DS 3, foram adotados óleo lubrificante de baixo atrito no câmbio, sistema Volt Control (controle de gestão da energia da bateria) e a função Eco Drive, alterando a relação de marcha para favorecer uma melhora de até 5% no consumo urbano.

A Citroën estima melhora de 17% no consumo com câmbio manual (até 13,21km/l na estrada) e de 11% com câmbio automático (até 13,24km/l na estrada). Com isso, todas as versões do C4 Lounge passaram de etiqueta C para etiqueta A de consumo no PBEV.

São cinco as opções de cores: Gris Aluminium (prata), Gris Moondust (cinza escuro), Noir Perla Nera (preto metálico), Blanc Nacré (banco perolizado) e Blanc Banquise (branco sólido). A garantia é de três anos.