Publicidade

Estado de Minas

Volvo XC60 Concept - Tamanho é documento

Misto de utilitário e crossover, o carro será apresentado como conceito no Salão de Detroit. Versão de produção chega em 2009, como opção de 'irmão menor' do XC90


postado em 20/12/2006 01:00

(foto: Volvo/Divulgação)
(foto: Volvo/Divulgação)
O segmento dos utilitários-esportivos médios está em crescimento. E a Volvo está de olho. Depois do sucesso do XC90, a marca sueca apresenta, no Salão de Detroit, que começa em 12 de janeiro, o XC60, que, embora ainda esteja na versão conceitual, deverá ser produzido em série em breve. A previsão é de que o modelo de produção deve chegar às lojas em 2009. Entre as tecnologias usadas no estudo, há o City Safety, um sistema de radares que detecta a possibilidade de colisão com o veículo da frente, adotado no recém-lançado sedã S80.

Apesar de seguir o DNA da série XC, o conceito abusa de linhas curvas e esportivas. As características o tornam um misto entre utilitário e crossover. A dianteira é marcada por ampla grade dianteira e faróis de formato arredondado. Na parte inferior do pára-choque, há um elemento de cor prateada. A linha de cintura lateral é alta e sugere robustez. O formato das lanternas traseiras segue a tendência de estilo dos modelos familiares da Volvo. A tampa do porta-malas tem grande área envidraçada, mesma solução adotada no hatch C30. Há duas saídas de escape e aerofólio. As rodas são cromadas, de aro 20.
Assim como o recém-lançado C30, tampa do porta-malas tem grande área envidraçada. O console central incorpora diversos elementos em alumínio
Assim como o recém-lançado C30, tampa do porta-malas tem grande área envidraçada. O console central incorpora diversos elementos em alumínio

Envidraçado

Como na maioria dos carros-conceito, o XC60 tem teto envidraçado. Uma coloração clara marca o dinâmico interior. O console central tem diversos elementos em alumínio e os bancos são revestidos em couro. Por trás da aparência digital do painel, está o formato a ser usado no futuro modelo de produção. Outra inovação é o sistema City Safety, que emite sinais sonoros quando percebe outro carro à frente. Caso o motorista não atenda os avisos, os freios são acionados automaticamente.

O futuro lançamento do XC60 põe a Volvo frente a frente com modelos como o BMW X3 e um futuro jipe que a Mercedes-Benz está desenvolvendo. A montadora, que hoje pertence ao grupo Ford, estima que o segmento cresça 75% até 2009, chegando a 433 mil unidades ao ano.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade