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Novo Idea - Barba, cabelo e LEDS

Linha 2011 conta com uma série de novidades, entre elas a nova versão Sporting, adoção dos novos motores E.torQ e lanternas traseiras em LED´s. Preços começam em R$ 43.590

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Leilão acontecerá no dia 17 de novembro Fotos: RM Sotheby’s/Divulgação

Do Guarujá (SP) - Depois de cinco anos da estreia no mercado brasileiro, o Idea recebeu uma merecida renovação estilística para ganhar fôlego entre os monovolumes compactos, conforme o Vrum já havia adiantado. Menos comum de se ver, a bossa do projeto está na traseira do carro. As lanternas de LED são as primeiras usadas num veículo fabricado no Brasil. Em vez dos tradicionais pontinhos, comum de se ver nesse tipo de iluminação, o Centro de Estilo da Fiat optou por usar guias de luz. Os diodos emissores de luz também estão presentes nos repetidores dos sinalizadores de direção integrados aos novos retrovisores, que estão 40% maiores.

O desafio de manter a identidade do modelo foi alcançado, mas, com os faróis mais altos e o vinco no capô acompanhando o desenho dos faróis de dupla parábola, o Idea ficou mais robusto. A traseira ficou mais ?limpa?, com a placa alojada no para-choque, e ganhou mais amplitude com o vidro mais largo e o aerofólio integrado. Os para-lamas dianteiros são novos e as laterais receberam frisos cromados. As novas maçanetas estão pintadas na cor da carroceria.

MOTORES O Fiat Idea ganhou também, a exemplo do Punto e da família Palio, os novos motores E.torQ 1.6 16V e 1.8 16V, desenvolvida pala engenharia da FPT - Powertrain Technologies. A versão 1.6 16V tem 115cv de potência e 16,2kgfm de torque usando gasolina. Com etanol, são 117cv e 16,8kgfm. Já o motor 1.8 16V tem 130cv e 18,4kgfm com gasolina, e 132cv e 18,9kgfm com etanol. O fabricante garante que 80% do torque está disponível a 1.500rpm. A versão de entrada Attractive usa o conhecido motor Fire 1.4 de 80cv e 12,2 kgfm com gasolina, e 81cv e 12,4kgfm com álcool.

SPORTING A princípio a Fiat guardou o segredo sobre a possibilidade de uma nova versão, porém, antes mesmo do lançamento oficial, o Vrum trouxe informações sobre a inédita versão Sporting, uma das novidades para o modelo. A versão Sporting acompanha o novo motor 1.8, roupagem esportiva que compreende minissaias laterais, spoilers dianteiro e traseiro, aerofólio, rodas exclusivas (incorporadas do Concept Car II), faróis e lanternas com máscara negra. Outra versão disponível apenas na motorização 1.8 é a tradicional Adventure. Os novos apliques de plástico continuam conferindo robustez ao aventureiro, que também tem um discreto quebra-mato integrado ao para-choque dianteiro e novo suporte de estepe. O bagageiro de teto continuou o mesmo. O sistema Locker, que bloqueia o diferencial, agora é opcional. A nova motorização 1.6 está disponível apenas na versão intermediária Essence.

Versão aventureira é a mais cara e freios ABS e duplo airbag frontal são equipamentos de série



O interior também recebeu retoques, mas o conceito continuou o mesmo, bom espaço interno conjugado com as dimensões compactas, muitos consoles e porta-objetos. As principais alterações são revestimento, ar-condicionado com 38% mais vazão de ar, nova regulagem para o banco e comando de abertura do porta-malas no painel. O quadro de instrumentos das versões Sporting e Adventure é diferente. Já as versões Attractive e Essence do novo Fiat Idea receberam quadro de instrumentos com iluminação branca que conta também com um display digital com relógio, hodômetro, computador de bordo e My Car Fiat. Opcionalmente, a versão Essence pode ser equipada com um quadro ainda mais completo, que traz informações do computador de bordo B, do rádio, do calendário e do indicador de temperatura externa.

Todas as versões têm de série direção hidráulica, travas elétricas, vidros dianteiros elétricos, regulagem de altura do volante e chave canivete. Como itens de segurança, airbag e ABS são de série apenas na Adventure e opcionais nas demais e o kit custa R$ 2.400. Os três encostos de cabeça traseiros são de série, o cinto de segurança central é de dois pontos.

IMPRESSÕES Dirigimos o Idea em um breve (pouco mais de 10 quilômetros) trecho urbano nas versões Sporting 1.8 e Essence 1.6, ambos com o câmbio automatizado Dualogic. Aspectos positivos como a visibilidade e posição são evidentes. O motor 1.6 se mostrou bem esperto, com bom torque mesmo em baixas rotações. Como não foi possível ?esticar? muito as marchas, a superioridade do motor 1.8 não foi posta à prova. Mas deu para sentir que o Idea Sporting tem fôlego para arrancadas e retomadas mais quentes. Apesar do circuito limitado, o câmbio Dualogic apresentou trocas mais suaves que de costume.

O mix de vendas projetado pela Fiat é de 10% para a Sporting, 20% para a Attractive, 30% para a Adventure e 40% para a Essence. O modelo já está à venda.

Confira os preços do Idea 2011

* Fiat Idea Attractive 1.4 ? R$ 43.590
* Fiat Idea Essence 1.6 16V ? R$ 45.610
* Fiat Idea Essence 1.6 16V Dualogic ? R$ 47.720
* Fiat Idea Sporting 1.8 16V ? R$ 54.280
* Fiat Idea Sporting 1.8 16V Dualogic ? R$ 56.390
* Fiat Idea Adventure 1.8 16V ? R$ 56.900
* Fiat Idea Adventure 1.8 16V Dualogic ? R$ 59.010

Veja a galeria completa de fotos de todas as versões do novo Fiat Idea!