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Expedição com Chevrolet Volt passa por BH

Na capital mineira, estudantes de engenharia conheceram o carro elétrico em congresso na UFMG. Vrum traz as impressões do modelo em avaliação pelas ruas de Belo Horizonte

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Leilão acontecerá no dia 17 de novembro Fotos: RM Sotheby’s/Divulgação

Os veículos automotores são responsáveis por 9% das emissões de gases poluentes despejados na atmosfera. Embora o número seja pequeno, ele não é insignificante, fazendo com que o a indústria automobilística em todo o mundo abrace ideias sustentáveis. O Brasil é referência mundial com o etanol. O nosso combustível, derivado da cana-de-açúcar, já é uma excelente contribuição para a redução de gases nocivos ao meio ambiente.

 

Confira as fotos do Chevrolet Volt e da expedição em BH!

 

Melhor do que carros movidos a etanol, são os movidos a eletricidade. Em todo o mundo, existem apenas dois modelos elétricos: Nissan Leaf e Chevrolet Volt. Este último foi lançado em dezembro do ano passado nos Estados Unidos. Em 11 meses, as vendas do modelo superaram a expectativa da montadora. No mercado americano, o elétrico é vendido por US$ 41 mil, mas alguns estados subsidiam parte do valor. Na Califórnia, por exemplo, o Chevrolet Volt é comercializado por cerca de US$ 33 mil. Ainda sim, mais caro do que automóveis com propulsor a combustão e da mesma categoria do Volt, como o Chevrolet Cruze, que custa US$ 23 mil. “Quem compra o Volt quer a tecnologia limpa, sustentável e está disposto a pagar mais por isso, pois há outras opções no mercado mais baratas”, explica Nelson Silveira, gerente de Relações Públicas da GM do Brasil.

Plataforma do Volt exibida no último Salão de Nova York destaca o motor elétrico e pack de baterias



O sucesso do Volt nos EUA foi tão grande, que a GM aposta no mesmo sucesso na Europa, onde o modelo foi lançado neste mês em seis países. Em 2012, a General Motors pretende produzir 45 mil unidades do Volt, sendo que 15 mil abastecerão o mercado europeu.

O que vale no Volt!
O consumidor busca a tecnologia sustentável, mas isso não basta. O veículo tem que suprir as necessidades diárias. Segundo a própria GM, 80% dos usuários de automóveis no mundo rodam menos de 50 km por dia. O projeto do carro elétrico da Chevrolet foi feito para atender esse público. O proprietário carrega as baterias de íon de lítio em uma tomada residencial. Em corrente 110 volts, são necessárias 10 horas para a carga completa. Se a tomada for 220 volts, o veículo estará com as baterias completamente recarregadas em quatro horas, dando autonomia para rodar em média 57 km apenas com o motor elétrico. Caso o motorista necessite rodar mais sem recarregar as baterias, um motor a gasolina entra em funcionamento para gerar energia para o motor elétrico, que continua tracionando o veículo de forma integral.

Na UFMG, estudante verifica os componentes do sistema elétrico do Volt

Vantagem para o meio ambiente
A GM do Brasil importou cinco unidades do Volt para o Brasil para realizar o VoltXpedition, uma expedição que percorre algumas capitais brasileiras para mostrar a tecnologia do modelo. Junto com escolas de engenharias das maiores universidades brasileiras, a expedição mostra tecnologias alternativas em propulsão e energia. Esta semana, o grupo desembarcou em Belo Horizonte, onde o Vrum se juntou a ele. Acompanhamos um congresso realizado pela Escola de Engenharia da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), onde foram debatidos as novas tecnologias que viabilizam a diminuição de emissão de CO2.

Na chegada à universidade, o Volt virou objeto de estudo dos alunos que olhavam atentamente cada detalhe do carro. Professores da UFMG e engenheiros da Chevrolet explicavam o funcionamento do Volt. No auditório, um estudante questionou a matriz energética dos Estados Unidos. Na América do Norte, apenas 4,3% da energia é renovável, enquanto no Brasil, por exemplo, esse número sobe para 13,5%. Isso significa que na prática que a geração de energia para carregar as baterias de um carro elétrico, que não emite poluentes, pode poluir o meio ambiente. O engenheiro Gino Spada, da GM, comentou que as montadoras que investem em veículos elétricos estão fazendo sua parte para a garantir um ambiente mais sustentável, mas que os órgãos governamentais deverão fazer a parte deles, renovando as matrizes energéticas tornando-as mais sustentáveis.

Estudantes conhecem o Volt na Escola de Engenharia da UFMG



Ao volante
O Vrum dirigiu o Volt no intenso trânsito urbano de Belo Horizonte e também em rodovia. Não há quem não olhe para o carro. É realmente um estranho entre nós. Além de uma tecnologia inédita nas ruas, o desenho do Volt é totalmente futurista, gerando comentários de motoristas e pedestres em cada sinal de trânsito. Claro que não faltaram fotos pelo caminho.

 

O Vídeo abaixo mostra como o Volt funciona: 

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Para dar a partida no motor, esqueça o ruído. O condutor sabe que está pronto para partir quando o painel e a tela do computador de bordo ligam automaticamente, indicando que o motor está em funcionamento, mas sem nenhum ruído. Barulho, só do atrito do pneu com o solo. Em local muito silencioso, é possível ouvir um pequeno barulho, que lembra os carros voadores do futurista desenho animado dos Jetsons.

No interior, painel em dois níveis leva requinte ao Volt



Com força de 150 cv, o motor não decepciona em nenhum momento. Uma barra verde no painel indica a autonomia das baterias. Foram 68 km de puro silêncio rodando com o Volt pelas ruas de Belo Horizonte. No início da BR 040, saída para o Rio de Janeiro, a carga da bateria chegou ao fim e o motor gerador, que funciona a gasolina, passou a mandar energia para o propulsor elétrico, que continuou tracionando o Volt com o mesmo vigor.

A tela central do computador de bordo mostra, através de uma animação, a forma de condução do veículo, se o sistema está armazenando energia ou liberando.

Conforto é igual para todos os quatro ocupantes



Homologado para quatro ocupantes, todos viajam com conforto no Volt. Apesar de levar uma pessoa a menos, o modelo elétrico possui espaço similar ao do Chevrolet Cruze, por exemplo.

O VoltXpedition segue no início de dezembro para Recife. A Chevrolet informou que não há intenção de importar o modelo para o Brasil.

 

O Vídeo abaixo foi produzido pela Chevrolet e mostra um pouco sobre a expedição VoltXpedition: 

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