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Vrum Responde - Carro que fica parado tem que ter os cabos da bateria desligados?

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Leilão acontecerá no dia 17 de novembro Fotos: RM Sotheby’s/Divulgação

 

 NA GARAGEM
Carro que fica parado tem que ter os cabos da bateria desligados?

Jairo Simões
Cabo de Santo Agostinho (PE)

Tenho um VW Gol completo que fica a semana toda parado. Gostaria de saber se se eu deixar desconectado o cabo da bateria durante os dias em que ele fica parado e reconectar quando for ligar o carro aumentará a vida útil da bateria.

Caro Jairo: se o seu carro fica parado de segunda-feira a sexta-feira, mas você roda com ele em todos os fins de semana, não justifica desconectar os cabos da bateria, pois o período é muito curto. Ao rodar no fim de semana você já vai proporcionar a recarga da bateria. Mas lembre-se de sempre que possível rodar com o carro o tempo suficiente para que o motor atinja a temperatura ideal de funcionamento.

 

INCÔMODO
Por que o câmbio do meu carro
arranha quando troco de marcha?

Denilson Silva
denilsontavares_2009@hotmail.com

Comprei um VW Gol G3, e quando vou passar a marcha, principalmente a terceira, ela arranha. Já troquei as buchas do câmbio e mesmo assim ainda o problema persiste. O que pode estar acontecendo?

Caro Denilson: você trocou as buchas ou os anéis sincronizadores da caixa? Os anéis é que podem estar fazendo o câmbio "arranhar". Ou, quem sabe, tem algum problema na embreagem?


SERVIÇO
Vale a pena fazer a vitrificação da pintura do meu Fiesta novo?

Cristina Maria Rigler
Curitiba

Estou comprando um Ford Fiesta zero-quilômetro e ofereceram fazer a vitrificação da pintura, com promessa de não precisar de cera por no mínimo três anos. É uma boa ideia? Compromete a pintura original? Realmente protege a lataria?

Oi, Cristina. Se o carro é zero-quilômetro, a pintura já sai de fábrica com um verniz protetor que dispensa a aplicação de outros produtos. Vitrificação ou cristalização são mais indicados para carros que estão com a pintura queimada, desgastada. Portanto, seria um investimento desnecessário no momento.


PRESSÃO
Por que a calibragem dos pneus dos modelos Honda não varia?

Washingtom Luiz Moreira
Ribeirão Pires (SP)

Tenho um Honda Fit 2008 e um Civic 2010 e notei que em ambos a calibragem dos pneus recomendada não muda se o veículo está com carga máxima ou vazio. No adesivo da lateral da porta do Civic só tem um numero para calibragem, de 32 (lb), na frente e atrás. Já tive carros de outras marcas e todos tinham diferença na calibragem dos pneus. Não é estranho? Como no carro só com o motorista a calibragem é de 32(lb) e com carga máxima, em uma viagem longa, é a mesma coisa? E o manual não especifica essa diferença de situações. O pneu fica com a banda de rodagem e pressão interna sempre do mesmo jeito, não importando se está leve ou pesado ou se está muito tempo em estrada. Afinal, o que eu faço? 
Não é estranho?

Olha, Washington, a solução encontrada pela Honda foi estabelecer uma calibragem que atenda as duas situações, ou seja, com o carro vazio ou cheio, sem comprometer a segurança e o conforto. O carro pode ficar um pouco mais duro, mas nessa condição você evita a mudança da calibragem quando for viajar.


MANUTENÇÃO
É necessário fazer alinhamento das rodas traseiras do Uno Mille?

Júlio César Carvalho
Tupaciguara (MG)

Uno Mille Fire precisa fazer cambagem nas rodas traseiras? O meu é Fire 2011 e está com 20 mil quilômetros rodados e gostaria de saber se preciso fazer a limpeza dos bicos injetores, trocar as velas. E com qual quilometragem devo substituir as pastilhas de freio?

Caro Júlio: o Uno Mille Fire necessita, sim, de alinhamento das rodas dianteiras e traseiras, incluindo a cambagem. Quanto à limpeza de bicos e troca de velas, vai depender da real necessidade, pois somente pela quilometragem fica difícil, a distância, emitir uma opinião. A mesma observação serve para as pastilhas de freio.