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GM aposta em motores a diesel de maior potência para TrailBlazer e S10

Segunda geração do motor Chevrolet 2.8 turbodiesel ganhou mais potência, passando de 180cv para 200cv, e torque, de 47,9kgfm para 51kgfm a 2 mil rpm

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Leilão acontecerá no dia 17 de novembro Fotos: RM Sotheby’s/Divulgação

Airbags laterais dianteiros e câmera de ré passam a equipar o utilitário Trailblazer


DE PORTO ALEGRE * -
Disponível a partir das linhas 13/14 de S10 e Trailblazer que chegam às revendas este mês, a segunda geração do motor Chevrolet 2.8 turbodiesel ganhou mais potência, passando de 180cv para 200cv, e torque, de 47,9kgfm para 51kgfm a 2 mil rpm (sendo que 90% do torque já está disponível a 1,7 mil rpm). A picape com motor a diesel também ganhou um sistema de transmissão manual de seis velocidades, sendo mantido o atual de cinco marchas para as versões flex e o automático de seis que já equipava tanto a picape quanto o utilitário Trailblazer. O objetivo é melhorar o desempenho, a eficiência e a dirigibilidade, reduzindo consumo e emissões.

VEJA FOTOS DA TRAILBLAZER
VEJA FOTOS DA S10

Para buscar tais resultados, o motor recebeu um coletor de admissão em plástico com superfícies internas mais lisas e nova geometria, com fluxo otimizado de ar. Também foi refeita a calibração do sistema de injeção common rail, operando agora em 2 mil bares de pressão (contra 1,6 mil anteriormente). Com isso, houve melhoria na eficiência da queima de combustível dentro da câmara de combustão. Também os pistãos foram redesenhados e as válvulas reforçadas. Outra mudança foi no sistema de recirculação dos gases de escape (EGR), agora controlado por um motor de passo elétrico e não mais por pressão (antes era um sistema a vácuo), o que possibilitou a redução das emissões de poluentes.

Sistema Mylink não é de série apenas na versão de entrada da S10



A nova transmissão manual de seis velocidades aumenta desempenho e reduz consumo, com um melhor escalonamento de marchas e maior precisão nas trocas, além de diminuir o nível de ruídos, vibração e aspereza.

CONTEÚDO

Ambos os modelos ganharam mais conteúdo, com destaque para o sistema multimídia MyLink, que permite a transmissão de músicas, fotos, vídeos e aplicativos de celular. Na S10, ele passa a ser de série a partir da versão LT (não disponível na de entrada LS), com tela em LCD de sete polegadas, rádio AM/FM, Bluetooth, entrada USB e auxiliares. Na LTZ, o MyLink tem ainda leitor de CD/DVD e sistema GPS integrado. À versão LTZ também foram incorporados sensor de estacionamento traseiro e porta-óculos; e somente na LTZ diesel automática foram acrescentados controle de velocidade em declives e assistência de partida em aclives.

O Trailblazer passa a contar, além do MyLink completo, com airbags laterais (já tinha os frontais e de cortina), câmera de ré, caixa organizadora e cobertura articulada no porta-malas.

*A jornalista viajou a convite da General Motors.

Nova geração do motor turbodiesel tem 200cv e 51kgfm de torque



Farra dos preços
A GM parece completamente perdida ao determinar os preços do Trailblazer. O veículo foi lançado por R$ 145.450 na versão 3.6 a gasolina e R$ 175.450, na 2.8 a diesel. Pouco tempo depois, foram bruscamente reduzidos, passando para R$ 133 mil e R$ 159.490, respectivamente, contrariando consumidores que haviam acabado de comprar o carro. Agora, os preços voltam a subir: R$ 136.100 (gasolina) e R$ 162.690 (diesel). No caso da S10, as alterações também não saíram baratas para o consumidor, já que a linha teve alta expressiva de preços, incluindo, por exemplo, a S10 flex LS em que nenhuma alteração foi feita, mas o aumento foi de quase R$ 2 mil. A picape tem preço sugerido a partir de R$ 61.490 (na versão LS flex cabine simples 4x2 e com câmbio manual de cinco velocidades) até R$ 135.990 (versão LTZ diesel cabine dupla 4x4 e câmbio automático).

Câmbio manual de seis marchas no motor a diesel é novidade da picape S10