UAI

Novo Focus chega ao Brasil dois anos e meio atrasado

Ford Focus chega ao país nas carrocerias hatch e sedã e motor flex com injeção direta

Publicidade
SIGA NO google-news-logo
Leilão acontecerá no dia 17 de novembro Fotos: RM Sotheby’s/Divulgação

Sedã tem motor 2.0 flex de injeção direta e câmbio automatizado de seis marchas em todas as versões


Apresentada no Salão de Detroit de 2010 e lançada nos mercados americano e europeu no início de 2011, só agora a terceira geração do Ford Focus chega ao Brasil. Sendo assim, nenhuma novidade nas linhas do modelo, com um hatch de linhas fluidas e um sedã com traseira inspirada num cupê (só inspirada!). No interior do modelo, destaque para o painel estilo cockpit, com todos os instrumentos ao redor do motorista, e a qualidade dos materiais empregados.

A maior novidade está no motor 2.0 Duratec, que pela primeira vez combina motor flex com injeção direta de combustível. Além disso, o propulsor conta com duplo comando de válvulas independente e variável, gerando 178cv e 22,5kgfm de torque com etanol. Com gasolina gera 175cv e 21,5kgfm. O motor de alumínio não usa reservatório de partida a frio, mas outro recurso, e sempre trabalha junto com a transmissão automatizada de seis velocidade PowerShift. A única versão do sedã com câmbio manual e motor 1.6 é para frotistas.


O motor Sigma 1.6, disponível apenas para o Focus hatch, também conta com duplo comando de válvulas independente e variável. Junto com a transmissão manual de cinco marchas, o propulsor também de alumínio gera 135cv e 17,2kgfm com etanol e 131cv e 16,7kgfm com gasolina. Fazendo jus à fama de veículo com notável desempenho dinâmico, a suspensão (McPherson na dianteira e multilink atrás) está mais firme. A direção conta com assistência elétrica progressiva.

PREÇOS E VERSÕES Para o hatch, a versão de entrada é a 1.6 S (R$ 60.990), com airbags frontais, freios ABS, Isofix, rodas de 16 polegadas e sistema multimídia SYNC, com comandos de voz em português, Bluetooth para celular e seis alto-falantes. A versão 1.6 SE (R$ 63.990) e a 2.0 SE (R$ 72.990) trazem ainda airbags laterais, tela de 4,2 polegadas no SYNC e bancos forrados em couro. Para o motor 1.6, o pacote com transmissão PowerShift e controles eletrônicos de tração e estabilidade custa R$ 6 mil. Já a versão 2.0 Titanium (R$ 79.990) conta ainda com câmera de ré, SYNC com tela de 8 polegadas sensível ao toque, navegador, sistema de som premium com nove alto-falantes e rodas de liga leve.

Finalmente o sedã ficou menos careta com a traseira inspirada nos modelos maiores da marca e agrada


Já o Focus Sedan, em sua versão de entrada 2.0 S (R$ 69.990), tem duplo airbag, freios ABS com distribuição eletrônica da frenagem (EBD) e auxílio à frenagem (EBA), controle de estabilidade e tração, assistente de partida em rampas, aviso de pressão baixa dos pneus e sistema SYNC. A versão intermediária 2.0 SE (R$ 74.990) ganha airbags laterais, sistema Sync com tela de 4,2 polegadas, bancos revestidos em couro, sensor de estacionamento e piloto automático. A versão Titanium (R$ 81.990) do sedã tem conteúdo semelhante à mesma versão do hatch.
Hatch e sedã ainda têm à disposição o pacote SE Plus, que custa mais R$ 3 mil e tem seis airbags (frontais, laterais e de cortina), entrada e partida sem uso da chave, sensor de chuva, acendimento automático dos faróis, espelho retrovisor eletrocrômico, retrovisores com rebatimento elétrico e ar-condicionado com controle individual de temperatura. Outro pacote disponível é o TitaniumPlus, por mais R$ 8 mil, que vem com faróis de xênon, luzes diurnas de LED, faróis auxiliares em curvas, teto solar elétrico, sistema de estacionamento automático e banco do motorista com ajuste elétrico. Com isso, a versão Titanium do sedã chega aos R$ 89.990.

CONCORRENTES Como principal concorrente para o Focus Sedan, a Ford aponta o Honda Civic e pretende ficar entre os quatro mais vendidos do segmento. Já o principal rival do hatch, segundo o fabricante, é a recém-lançada sétima geração do VW Golf. Com três anos de garantia, o Focus 2014 começa a chegar às concessionárias Ford em outubro. Vale lembrar que a terceira geração do Focus está chegando à meia-vida nos Estados Unidos e na Europa, um forte indício de que está por vir um facelift.

* O jornalista viajou a convite da Ford.

Hatch tem opções de motores 1.6 e 2.0 e traseira sem ousadia da primeira geração