UAI

Consumidor deve ficar atento para evitar empurroterapia na compra de veículo novo

Não fique muito deslumbrado na hora de comprar um carro zero, pois, na euforia, o vendedor vai tentar faturar acessórios e serviços desnecessários que acabam doendo no seu bolso

Publicidade
Consumidor deve ficar atento para evitar empurroterapia na compra de veículo novo
Consumidor deve ficar atento para evitar empurroterapia na compra de veículo novo Foto: Consumidor deve ficar atento para evitar empurroterapia na compra de veículo novo

Processo de cristalização não é indicado para carros novos, pois pode danificar o verniz protetor aplicado pelo fabricante


É cada vez mais comum a "empurroterapia". É a história de quem entra na loja para comprar uma coisa e o vendedor tenta empurrar outras, quase sempre desnecessárias. No mundo encantado do automóvel não é diferente. O consumidor descuidado, entorpecido pela magia da compra do zero-quilômetro, é presa fácil nas mãos de vendedores gulosos. Eles empurram produtos e serviços que podem ser até prejudiciais ao carro. Atenção para não passar raiva e ainda ter prejuízo.
 
FALSO BRILHO Uma das armadilhas mais comuns em concessionárias é a tal da cristalização da pintura. O vendedor garante que o serviço vai prolongar o brilho e protegê-lo. Mas o carro acabou de sair da fábrica e já traz um verniz protetor que cumpre essa função e dispensa qualquer outro tipo de proteção. A cristalização pode até danificar o verniz original, ou seja, é uma boa ideia no carro usado, mas desnecessária no zero.

MADE IN CHINA Poucos observam a origem dos pneus. Se forem chineses, muito cuidado! Não por serem de baixa qualidade. Pelo contrário. O problema é que, se o dono der o azar de cortar um deles em uma pedra, tampa de bueiro ou cratera no asfalto, é difícil encontrá-lo no mercado de reposição. E a solução acaba sendo a compra de dois ou quatro de outra marca, em vez de um chinês ou coreano. Dê preferência aos modelos equipados com pneus de fabricantes internacionais e que tenham uma rede de lojas na cidade.

Pneu Maxxis usado em alguns modelos da linha Chevrolet é difícil de ser encontrado



É BOM FICAR ESPERTO
A prática da 'empurroterapia' na venda do carro zero-quilômetro é cada vez mais comum e os profissionais de revendas oferecem de tudo para aumentar o faturamento


No momento da compra do carro novo, o consumidor deve conferir todos os detalhes, lembrando inclusive do estepe no porta-malas, que pode ter pneu de marca e medidas diferentes. Além disso, é bom não se entusiasmar com as ofertas do generoso vendedor, que podem não ser tão interessantes.

SEGURE A ONDA Prática comum nas concessionárias é a venda do seguro. O vendedor apela para o fator segurança, alegando que o carro já sai da loja segurado. Ele tem razão, mas não pule nessa de cabeça, pois os preços são variados e vale a pena pesquisar antes de fechar o negócio.

QUAL A VANTAGEM? A oferta mais comum nesta época do ano é: compre um carro zero e ganhe IPVA pago. Pode até parecer vantagem, mas não é das maiores. Como faltam apenas três meses para o fim do ano, o agrado não é dos melhores.

PRETINHO Vai uma película no vidro, doutor? Dessa também ninguém escapa. Um bom vendedor raramente deixa de oferecer ao feliz proprietário do carro novo a película protetora. E se o cidadão bobear, vai uma até no para-brisa. Muitas películas não estão de acordo com as normas estabelecidas pelo Contran e deixam o vidro mais escuro que o permitido. Por isso, é preciso se informar bem para evitar ser multado e obrigado a retirá-las.

É bom conferir se o pneu do estepe é da mesma marca dos que rodam



PROTEÇÃO O protetor de cárter é outro componente muito oferecido nas concessionárias. Só que algumas marcas, como a Volkswagen, não recomendam seu uso, pois o cárter já sai de fábrica com um reforço que garante a proteção. E o protetor pode comprometer a refrigeração, jogar água no filtro e danificar o motor, além de alterar o comportamento da frente do carro no caso de acidente com impacto frontal. Informe-se se o modelo pode receber o protetor.

ESCONDIDINHO Quem compra carro zero raramente se lembra dele. É o estepe, que geralmente está escondido no porta-malas e também precisa ser conferido. Quando falta pneu na montadora, ela costuma colocar sobressalente de outra marca. Não aceite: peça para trocar e certifique-se também de que o macaco e a chave de roda também estão lá.

SOM NA CAIXA Tem graça carro novo sem som? Só que nem todos saem de fábrica com o acessório. Algumas montadoras oferecem a "preparação para o som", que não é nada mais do que a fiação devidamente distribuída pelo carro. Alto-falantes geralmente não estão incluídos no pacote. Antes de fechar o negócio, certifique-se do que exatamente o vendedor está oferecendo.

CHEIRINHO E para fechar a fatura, o vendedor bonzinho quer ganhar a sua confiança oferecendo aquele jogo de tapetes de borracha para não sujar o carpete. Só que muitas vezes são feitos com borracha de qualidade inferior, com cheiro forte e desagradável, que só vão causar desconforto em sua nova máquina. Agradeça e dispense!

Instalar película protetora muito escura nos vidros pode gerar problemas