UAI

Pesquisa revela que motoristas perdem oito dias por ano nos congestionamentos

Estudo feito em 169 cidades do mundo, coloca dois municípios brasileiros entre os 10 piores, sinalizando uma situação caótica

Publicidade
SIGA NO google-news-logo
Leilão acontecerá no dia 17 de novembro Fotos: RM Sotheby’s/Divulgação

O trânsito cada vez mais intenso nas grandes cidades vem estimulando pesquisadores a realizarem trabalhos que medem o quanto o congestionamento afeta os motoristas. A última pesquisa foi feita pela empresa de sistema de navegação por GPS, TomTom e divulgada nesta quarta-feira (06). A sexta edição do Índice de Tráfego revela que, na média global, motoristas passam oito dias por ano no trânsito.

Este índice é o medidor mais preciso de congestionamento em 169 cidades de todo o mundo. Ele compara o tempo de viagem durante os horários de fluxo leve com os períodos de pico. O índice leva em consideração estradas locais e rodovias. O resultado mostrou o Rio de Janeiro em terceiro lugar, com 50% em média de congestionamento no segundo semestre de 2013, perdendo apenas para Moscou (65%) e Istambul (57%). É a primeira vez que o Brasil aparece no índice, mas a própria empresa que realizou a pesquisa informou que outras capitais brasileiras, como Belo Horizonte, podem aparecer no próximo relatório, uma vez que agora que a TomTom está se estabelecendo no Brasil. Baseado nessas considerações, o relatório reúne as 10 cidades mais congestionadas. Confira a lista completa:

1. Moscou - 65%

2. Istambul - 57%

3. Rio de Janeiro - 50%

4. Varsóvia - 44%

5. Palermo (Itália) - 40%

6. Marselha (França) - 40%

7. São Paulo - 39%

8. Roma - 36%

9. Paris - 36%

10. Estocolmo - 36%


“Estamos vendo um padrão claro que mostra que os níveis de congestionamento aumentaram à medida que as economias superaram a recessão. As alternativas tradicionais para enfrentar os congestionamentos, como a construção de novas estradas ou o alargamento das que já existem não são mais eficazes. A forma como o trânsito é administrado precisa de uma mudança significativa", diz o Gerente Regional de Operações de Conteúdo da TomTom para América Latina, Marcelo Fernandes.

O Índice de Tráfego é baseado no conhecimento detalhado da rede rodoviária global e tem como objetivo ajudar os motoristas, empresas e governos a lidar com o congestionamento de forma efetiva. "Os resultados mostram também que as informações de trânsito em tempo real têm potencial para aliviar o congestionamento em áreas urbanas por motoristas de roteamento longe de engarrafamentos e ajudam os viajantes a tomar decisões mais inteligentes", acrescenta Fernandes.


Para ver o resultado completo do Índice de Tráfego no Brasil, acesse tomtom.com/trafficindex