UAI

Cursos de direção defensiva levam consciência e segurança aos jovens motoristas

No país onde o trânsito é a maior causa de mortes entre os jovens, seguradora oferece desconto para pessoas de até 24 anos que fazem o curso de direção segura. Alunos aprendem técnicas seguras no trânsito cotidiano

Publicidade
SIGA NO google-news-logo
Cursos de direção defensiva levam consciência e segurança aos jovens motoristas
Leilão acontecerá no dia 17 de novembro Fotos: RM Sotheby’s/Divulgação

De São Paulo - Você frequenta todas as aulas teóricas e práticas na autoescola, é aprovado nos testes, recebe a primeira habilitação e já acha que está pronto para os desafios do trânsito pelo resto da vida? Os Centros de Formação de Condutores não aprimoram as técnicas de uma direção segura. Em pouco tempo, o aluno frequenta as aulas teóricas e práticas e a CNH é recebida logo após a aprovação, que não requer muito esforço. Em São Paulo, por exemplo, a exigência é de apenas 15 aulas práticas. Em um passado não muito distante, não havia número mínimo para a marcação dos exames de direção, então era comum alunos sendo aprovados fazendo apenas cinco ou seis aulas de direção. O resultado é um motorista sem experiência e aprendizado, solto nas ruas, enfrentando um dos trânsitos mais violentos do mundo. A principal causa de mortes de jovens entre 15 e 29 anos no Brasil é justamente o trânsito. Em 2011, 43.256 pessoas perderam a vida em nossas ruas e estradas, número bem superior do que a Guerra do Afeganistão, que nos 10 primeiros anos (2001-2011), matou cerca de 13 mil pessoas e ainda maior que o número de mortes por causa da guerra entre narcotraficantes no norte do México, uma das regiões mais violentas do mundo, que de 2006 até agora chega próximo das 40 mil vítimas fatais.

Buscando estabelecer uma relação mais segura com o trânsito, muitos motoristas recorrem aos cursos de direção segura ou defensiva, que são realizadas em autódromos e pistas fechadas em alguns estados. O Vrum acompanhou uma turma em uma das maiores escolas de pilotagem do Brasil, o Centro Pilotagem Roberto Manzini, em São Paulo.

 


O curso de direção defensiva naquele sábado era exclusivo para jovens de até 24 anos, que estavam ali para garantir um desconto de 30% no contrato de seguro do veículo, oferecido por uma seguradora. Primeiramente, os alunos passam por uma aula teórica de cerca de 1 hora, onde aprendem fundamentos básicos da pilotagem defensiva tais como: ergonomia, frenagem, redução, contorno de curvas, força motriz, condução com mudança de aderência. Após a aula, os alunos atravessam a avenida e chegam ao Autódromo de Interlagos para os exercícios práticos. Acompanhe no vídeo abaixo.

[embed]https://www.youtube.com/embed/DXs_Hn8Hi78[/embed]



Entre um exercício e outro, os alunos são instruídos pelos profissionais sobre a melhor forma para executar a manobra corretamente (veja o infográfico abaixo). Ao final dos dois exercícios, um aluno voluntário é escolhido para um exercício surpresa. “Pegamos um voluntário da turma e pedimos que ele realize um slalom (zigue-zague) entre cones e cronometramos o tempo do exercício. Em seguida, pedimos que ele repita o procedimento, porém, desta vez, enviamos uma mensagem de texto para o celular dele, que deve ser respondida. 100% das vezes, os alunos não conseguem realizar o exercícios no mesmo tempo em que realizaram sem a mensagem. Além disso, quase sempre derrubam cones ou passam por cima da faixa delimitadora do percurso”, explica o instrutor Renato Manzini.

Aluna voluntária responde mensagem de texto no celular enquanto tenta executar um slalon



“Eu não tinha ideia de que o curso mostraria tantas técnicas seguras para manobras aparentemente comuns, agora vou dirigir com um outro nível de consciência, certamente bem mais seguro do que eu pensava que dirigia antes”, disse a estudante Natália Três Rios, de 19 anos.



A importância da formação
Um estudo realizado pelo Centro Pilotagem e pela seguradora Porto Seguro mostrou que a maioria dos acidentes ocorrem por colisões quando o condutor não consegue parar o veículo, em situações comuns. Daí nasceu o curso, que foca em hábitos comuns no trânsito cotidiano.

“O jovem tende a escutar e aprender muito mais quando percebe que estamos lidando com um assunto de extrema seriedade afinal, o trânsito tira mais de 160 vidas por dia no Brasil. Estatísticas comprovam estes dados”, completa Manzini.



Se o aluno quiser se aprofundar ainda mais em técnicas de direção segura, ele poderá fazer outros cursos, como o de Direção Defensiva que é mais extenso, contando com os dois exercícios citados, além de outras provas que simulam situações preventivas e emergenciais do dia a dia. O aluno fará ainda uma repetição maior destes exercícios e tem um acompanhamento individual mais próximo do instrutor.

Já o curso de Direção Defensiva e Evasiva é dedicado apenas para proprietários ou motoristas de veículos blindados e abordam situações em que o condutor deve realizar uma manobra emergencial de evacuação, entre outras técnicas. Há ainda cursos de defensiva teóricos, Piloto por um Dia e Pilotagem Esportiva. Todos os cursos podem ser voltados para qualquer pessoa, bem como para grupos e empresas.