UAI

Salão do Automóvel consolida o Brasil como grande mercado de veículos

Grande número de carros expostos e visitantes confirma crescimento do setor no Brasil

Publicidade
Foto:

No total, foram 547 veículos exibidos


O Salão do Automóvel de São Paulo chegou ao seu fim. A capital paulista só volta a ser palco do evento daqui a dois anos. No entanto, há razões de sobra para comemorar. Fechadas as cortinas do maior evento automotivo do país, chega a hora de fazer o balanço. E os dados apontam o sucesso da edição de 2014, o que consolida o Brasil como um dos maiores mercados de automóveis do mundo.

Ao todo, 84 expositores estiveram presentes no Pavilhão do Anhembi, representando 41 marcas. Ao todo, foram 547 veículos expostos, o que constitui um aumento de quase 9% em relação à última edição, realizada em 2012. Foram 150 lançamentos expostos, e muitos deles devem não apenas marcar presença nas ruas e estradas do Brasil, como também figurar nas linhas de produção das novas fábricas instaladas no país.

O presidente da Abeifa (Associação Brasileira das Empresas Importadoras e Fabricantes de Veículos Automotores), Marcel Visconde, considerou o evento um sucesso para as marcas que começam a se inserir no Brasil: "Creio que todas as marcas filiadas que participaram do Salão do Automóvel de 2014 têm um balanço positivo para fazer. A exposição obtida certamente foi benéfica tanto para as marcas tradicionais quanto para aquelas que estão se instalando no Brasil, e que ainda estão construindo suas identidades junto ao público. Encerrada a feira, começa o trabalho para que os ganhos institucionais e de imagem perdurem e revertam em bons negócios”.

Mais uma vez, a cidade também ganhou com a realização do Salão. De acordo com levantamento da SPTuris, foram gerados R$ 280 milhões em São Paulo. Um terço dos visitantes eram de fora da cidade, o que também movimentou o setor de turismo.

Outro ponto marcante desta edição foi o aumento do público feminino. Foram 240 mil mulheres que visitaram a feira ao longo de seus 10 dias de realização.

As grandes estrelas: os carros

Jeep Renegade será produzido em Pernambuco

Os SUVs compactos ganharam destaque, ampliando a oferta do segmento e trazendo, cada um, uma novidade que o diferencia dos demais. Jeep Renegade, Honda HR-V e Peugeot 2008 foram alguns dos que tiveram mais repercussão entre os visitantes.

Mas nem só dos aventureiros se fez o Salão: os supercarros também encheram os olhos de quem passava pelos estandes, fazendo com que todos parassem para olhar. Porsche 918 Spyder, Ford Mustang e Mercedes AMG GT provaram o gosto do brasileiro pelos esportivos, mesmo que o preço ainda não os torne acessíveis.

 

Mercedes AMG GT foi um dos supercarros expostos

 

 

E, enquanto uns babavam com os carrões, muitos outros visitantes viam em estandes de marcas como Volkswagen, Chevrolet e Fiat possíveis aquisições para o futuro. Junto destas marcas, mais consolidadas no mercado brasileiro, vieram novatas brigando por sua fatia no mercado dos populares. Chery, Nissan e JAC Motors são algumas marcas que devem expandir suas vendas nos próximos anos.

Por fim, os carros-conceito e os elétricos deram uma ponta do que será o futuro dos automóveis no Brasil, com foco na sustentabilidade. Vinte e cinco carros, entre híbridos e elétricos, estiveram expostos em São Paulo. Na próxima edição a expectativa é que este número seja ainda maior, bem como a quantidade destes carros nas ruas do país.

 

 

Eolab, da Renault, foi um dos conceitos apresentados ao público

 

Conectividade
Foram muitas as de atrações interativas para os visitantes. O jogo oficial da Stock Car, os simuladores de corrida, a pista de Hot Wheels, o espaço dos Super Carros e a réplica do carro DeLorean do filme De Volta para o Futuro fizeram grande sucesso. A Chevrolet promoveu shows com cantores como Fernanda Takai, Paulo Miklos e Paula Lima. Os estúdios de rádio instalados dentro do pavilhão também trouxeram artistas famosos e celebridades. Esportistas como Felipe Massa e Gabriel Medina também distribuíram autógrafos para os visitantes.