UAI

Gol encosta em Palio, mas perde a liderança em vendas pela primeira vez em quase três décadas

Hatch da Fiat superou o Gol no acumulado do ano e acabou com um reinado de 27 anos

Publicidade
SIGA NO google-news-logo
Leilão acontecerá no dia 17 de novembro Fotos: RM Sotheby’s/Divulgação

No acumulado de 2014, Palio teve 183.741 unidades vendidas

 

 

Foram décadas de liderança, mas o reinado acabou. O carro mais vendido em 2014 foi o Fiat Palio, dando fim a uma hegemonia do Volkswagen Gol que durava 27 anos. Conforme dados da Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave), a diferença entre o hatch da Fiat e o da Volkswagen foi de apenas 385 unidades. Enquanto a montadora italiana vendeu 183.741 unidades, a alemã ficou com 183.356.

A pequena margem entre os dois primeiros colocados traduz o que foi a disputa pela liderança. O carro da Fiat só assumiu a primeira colocação em novembro, e ainda viu a diferença estreitar na primeira quinzena de dezembro, quando o Gol vendeu mais que todos e encostou. No acumulado, porém, o Palio conseguiu resistir e garantir o importante título.

Porém, nem a disputa entre Palio e Gol (que fomentou muitas vendas com descontos e promoções), nem o bom número de vendas de dezembro (que foi um dos meses com mais venda de carros na história do país) foram capazes de frear o encolhimento no comércio automotivo em 2014. Ao todo, 3.947.811 unidades de automóveis, comerciais leves, caminhões e ônibus foram vendidas. Se comparado ao de 2013, o número foi 7,15% menor.