UAI

Audi mostra cupê conceitual em feira de tecnologia em Las Vegas

Design antecipa nova linguagem da marca, com ângulos fortes

Publicidade
SIGA NO google-news-logo
Leilão acontecerá no dia 17 de novembro Fotos: RM Sotheby’s/Divulgação

Já apresentado no Salão de Los Angeles, em novembro, o conceito Prologue ressurge em nova variação autônoma e híbrida durante a Consumers Electronics Show (CES) – feira de tecnologia em Las Vegas. A grande novidade do cupê, que mescla design futurista com elementos da década de 1980, é o sistema de direção automática Prologue Piloted Driving. Apesar de novo, ele ainda não dispensa o motorista: o carro é capaz apenas de estacionar sozinho e se mover de forma autônoma em certos trechos de estrada.

O sistema reúne scanner a laser, radar, sensores ultrassom e câmeras 3D que ajudam o conceito a rodar sem motorista. As imagens e informações são convertidas à central de assistência ao motorista (Zentrales Fahrerassistenzsteuergerät ou ZFAS, em alemão), que controla volante, freios e transmissão. Inéditas imagens do interior também foram reveladas.

Linhas angulosas e elegantes fazem parte da nova identidade da marca dos quatro aneis

O Prologue antecipa a nova direção de design da marca alemã – podendo ser aproveitado num inédito modelo de produção do tipo ou na nova geração do sedã topo de linha A8 –, comemorando os 10 anos do centro de design de Miami. O conceito é baseado no princípio fundamental do Audi com tração quattro (nas quatro rodas). De linhas angulosas e o já usual bocão, que se tornou tendência na indústria automobilística, apresenta proporções harmoniosas, numa união de esportividade e luxo. Faróis são afilados, um arco cromado emoldurado acompanha o perfil das janelas laterais e as lanternas são unidas por uma faixa de luz vermelha, elemento que, segundo a Audi, evoca a década de 1980. Trata-se do primeiro projeto criado pelo novo chefe de design da Audi, Marc Lichte.

Interior requintado com forração em couro e painel central limpo

Potência combinada Sob o capô, o Prologue carrega o 4.0 V8 biturbo já conhecido do fabricante. São 605cv de potência e torque de 71,4kgfm (ainda mais que na perua RS6 Avant) no modo a gasolina, combinados a uma unidade elétrica acoplada ao câmbio automático de oito marchas, totalizando potência de 677cv e torque de 97kgfm. A cavalaria permite ao cupê acelerar de até 100km/h em 3,5 segundos, não abrindo mão de eficiência energética: mesmo com o alto torque, ele é capaz de consumir uma média de 12,7km/l emitindo 185 de CO2 por quilômetro.

No mesmo evento, a Audi adiantou detalhes funcionais do novo sistema de assistência ao motorista. Previsto para estrear no novo Q7 em 2016, ele inclui assistente de eficiência e economia, controle de cruzeiro adaptativo e sistema autônomo para trânsito.