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Renault renova Duster e marca baixa R$ 1 mil em algumas versões

Em ano de muitas novidades no segmento de utilitários-esportivos compactos, mudanças no Duster são discretas

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Renault renova Duster e marca baixa R$ 1 mil em algumas versões
Leilão acontecerá no dia 17 de novembro Fotos: RM Sotheby’s/Divulgação

A alteração mais evidente foi na grade, que antes era cromada, e agora é preta, além dos faróis, lanternas com LED, parachoques, rodas e barra do teto

Lançado no Brasil no fim de 2011, o Renault Duster chega à metade do seu ciclo de vida recebendo uma discreta reestilização. A mudança mais evidente se deu na grade, que antes era cromada, e agora é preta, além dos novos faróis, lanternas com LED, para-choques, rodas e barra do teto. De acordo com a Renault, o isolamento acústico e as vedações, que eram pontos negativos, foram otimizados.

O interior do Duster também ganhou um “tapa”. O painel central recebeu uma moldura em preto brilhante, os bancos foram revistos e redesenhados, o painel de instrumentos também é novo e a cobertura do porta-malas passa a ser rígida. O acabamento ganhou em qualidade e esmero. Os painéis de porta trazem detalhe em tecido e os bancos podem ser bicolores.


CONECTADO
A central multimídia agora traz mais funções, como câmera de ré e navegador que informa a condição do trânsito (por enquanto disponível apenas para seis cidades no país, entre elas Belo Horizonte), e ganhou em conectividade. Por meio de um aplicativo gratuito, é possível acessar as redes sociais, informações climáticas, rádios digitais. Para quem usa o iPhone é possível ainda usar um aplicativo de comando de voz.

MAIS EFICIENTE
Os motores são os mesmos, mas foram retrabalhados e obtiveram melhorias no desempenho e no consumo de combustível. Assim, o motor 2.0 16V ganhou 6cv de potência com etanol e 5cv com gasolina e 0,5kgfm com gasolina. O torque máximo permanece inalterado com etanol. O motor 1.6 16V também ganhou 0,4kgfm de torque com etanol. O Duster agora conta com a função EcoMode, acionada por um botão, que limita a performance do motor, reduz a potência do ar-condicionado, e resulta numa redução de 10% no consumo de combustível. Os dois motores obtiveram nota “A” no Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular

PREÇOS E CONTEÚDO
A versão de entrada é a Expression 1.6 (R$ 62.990), que tem airbag duplo, freios ABS, direção hidráulica, travas e vidros elétricos, volante com regulagem de altura, rodas de 16 polegadas de aço, sistema de som com Bluetooth, alarme, assento do motorista com regulagem de altura e barras no teto.

Já a Dynamique, que engloba as versões 1.6 manual (R$ 67.990), 2.0 manual (R$ 72.990) e 2.0 automático (R$ 75.990), traz a mais o sistema de entretenimento Media NAV Evolution, faróis de neblina, para-choques na cor da carroceria, rodas de 16 polegadas de liga leve, piloto automático, comando elétrico dos retrovisores, sensor de estacionamento, computador de bordo e vidro do motorista do tipo “um toque”. A versão Dynamique 2.0 4x4 manual (R$ 78.490) ainda tem de série para-choques bicolores e rodas de 16 polegadas de liga leve na cor cinza-escuro.

O modelo ganhou uma nova opção de cor, o marrom-safári. O Novo Duster 2016 chega às concessionárias em meados deste mês, com garantia de três anos ou 100 mil quilômetros rodados. A expectativa da Renault é vender 45 mil unidades por ano, sendo 75% desse montante respondendo pela motorização 1.6 e o restante a 2.0. A participação da versão 4x4 nesse mix deve ser de 6%. Desde o seu lançamento, já foram vendidas 150 mil unidades do Duster no Brasil.

RODANDO
Em um circuito fora de estrada foi possível testar os atributos da versão 4x4. Os bons ângulos de ataque e de saída, a altura em relação ao solo, a suspensão traseira multilink e a primeira marcha 30% mais curta que a da versão 4x2 surpreendem. Outro ponto positivo dessa versão é a opção de tração integral sob demanda, que melhora a estabilidade também em estradas pavimentadas.

* O jornalista viajou a convite da Renault.