Publicidade

Estado de Minas COLUNA DA VITÓRIA

Comboio de veículos antigos celebra 70 anos do fim da Segunda Guerra Mundial

Encontro na Itália tem participação de brasileiros que representam a Força Expedicionária, com direito a uniformes de época. Jipes, caminhões e tanques de guerra relembram conflito mundial


postado em 27/04/2015 11:11 / atualizado em 28/04/2015 13:26

Modelos fabricados na década de 40 encaram viagem pela Itália(foto: Adriano Ventura/Arquivo Pessoal)
Modelos fabricados na década de 40 encaram viagem pela Itália (foto: Adriano Ventura/Arquivo Pessoal)

 

Entusiastas e colecionadores de várias partes do mundo terminam nesta semana na Itália um mega encontro de veículos antigos, em homenagem aos 70 anos do fim da Segunda Guerra Mundial. São motocicletas, jipes, caminhões e blindados que foram utilizados no confronto e agora integram coleções particulares. Antigomobilistas e pracinhas brasileiros também participam do evento.

VEJA FOTOS DO COMBOIO DE VEÍCULOS ANTIGOS!


“La Colonna della Libertà” (Coluna da Liberdade) chega à sexta edição e relembra a retomada do país pelas forças aliadas. Os veículos históricos percorrem diversas cidades, entre homenagens e encontros de colecionadores. Além das viaturas, os participantes utilizam fardas da época, tanto das tropas aliadas como das forças nazistas. O ponto alto foi nesse domingo, quando um comboio com mais de 200 veículos foi formado para chegar em Parma.

Caminhão Dodge recebeu placa de identificação da FEB(foto: Adriano Ventura/Arquivo Pessoal)
Caminhão Dodge recebeu placa de identificação da FEB (foto: Adriano Ventura/Arquivo Pessoal)


Nesta edição, outra novidade foi a participação de aproximadamente 100 brasileiros que homenageiam a Força Expedicionária Brasileira (FEB), entre eles veteranos da guerra. A “Coluna da Vitória” (nome do evento para os países Aliados) começou em 21 de abril na cidade toscana de Camaiore e termina nesta terça-feira em Parma.

No trajeto, pausa em locais importantes para a história militar brasileira, como o monumento aos pracinhas no cemitério de Pistoia. A Coluna passou também aos pés do Monte Castello e na cidade de Montese, que foram libertados pelos soldados brasileiros. Nessas batalhas, a atuação da FEB foi crucial para a vitória dos Aliados. Até hoje os moradores reconhecem a bravura dos pracinhas, que foram celebrados com homenagens na Coluna da Vitória 2015.

(foto: Adriano Ventura/Arquivo Pessoal)
(foto: Adriano Ventura/Arquivo Pessoal)


FEB a pé

Em março o Vrum noticiou o embarque de veículos brasileiros originais da Segunda Guerra para a Itália. No entanto, o envio de jipes e caminhões foi negado por falta de documentos. Segundo a Associação Brasileira de Preservadores de Viaturas Militares, a falha foi por conta do patrocinador. Sem os veículos, a entidade alugou modelos antigos de colecionadores europeus para levar a ‘tropa’. Os modelos receberam adesivos com os símbolos da FEB.

Entidade alugou e aplicou os símbolos da FEB em modelos clássicos(foto: Adriano Ventura/Arquivo Pessoal)
Entidade alugou e aplicou os símbolos da FEB em modelos clássicos (foto: Adriano Ventura/Arquivo Pessoal)
(foto: Adriano Ventura/Arquivo Pessoal)
(foto: Adriano Ventura/Arquivo Pessoal)
Entusiastas vestem uniforme das tropas aliadas...(foto: Adriano Ventura/Arquivo Pessoal)
Entusiastas vestem uniforme das tropas aliadas... (foto: Adriano Ventura/Arquivo Pessoal)
... e também das forças alemãs(foto: Adriano Ventura/Arquivo Pessoal)
... e também das forças alemãs (foto: Adriano Ventura/Arquivo Pessoal)
(foto: Adriano Ventura/Arquivo Pessoal)
(foto: Adriano Ventura/Arquivo Pessoal)
VEJA MAIS FOTOS!(foto: Adriano Ventura/Arquivo Pessoal)
VEJA MAIS FOTOS! (foto: Adriano Ventura/Arquivo Pessoal)

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade