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Conheça as novas tecnologias que vão equipar os carros no futuro próximo

Na comemoração do centenário, a alemã ZF mostra à imprensa de todo o mundo tecnologias automotivas que serão apresentadas ao público no Salão de Frankfurt, em setembro

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Conheça as novas tecnologias que vão equipar os carros no futuro próximo
Leilão acontecerá no dia 17 de novembro Fotos: RM Sotheby’s/Divulgação

Active Kinematics Control (AKC) faz com que as rodas traseiras auxiliem ativamente a viragem das rodas dianteiras


De Potsdam, Alemanha * -
O fabricante de autopeças ZF acaba de incorporar a TRW e passa a ter 230 unidades em 40 países. Para celebrar os 100 anos de atividades, a empresa mostrou na pista do Automóvel Clube Alemão (Adac) tecnologias que estarão presentes nos carros dentro de poucos anos, que vão desde o sistema que dispensa o motorista para estacionar o veículo; frenagem de emergência, independentemente da vontade do condutor, e um dispositivo que mapeia o modo de dirigir, diminuindo a velocidade nas curvas. Para quem gosta de dirigir, o carro do futuro, que já está no presente, será muito, muito chato. Porém, terá muita segurança.


A condução automatizada está em evidência. A ZF fornece transmissões automáticas, acionamento dos eixos, sistemas ativos de chassi, até aqueles de assistência ao motorista, abrangendo câmeras e radares, direção elétrica, entre muitos outros. A primeira unidade da empresa fora da Alemanha foi construída em São Caetano do Sul, em São Paulo, e fornecia a transmissão do DKW Vemag.



DIREÇÃO O sistema, denominado Assistência de Emergência à Direção (ESA), faz com que o carro desvie de um obstáculo sem a interferência do motorista a uma velocidade de 80km/h. E um dispositivo de retenção puxa o cinto em cerca de 4cm para reter o motorista no assento, evitando o movimento pendular.
 

NUVEM Denominado Pre Vision Cloud Assist, esse sistema oferece muita segurança. Diferentemente daqueles baseados em GPS, tecnologia em nuvem considera as coordenadas geométricas e informações sobre a velocidade máxima permitida e armazena dados na nuvem referentes à posição do carro. Ao fazer novamente o mesmo caminho, o sistema utiliza dados armazenados e calcula a velocidade ideal para fazer a curva sem usar o freio, proporcionando segurança.

 

 

ESTACIONAR Grande parte dos motoristas tem horror a manobrar o carro em espaço apertado. O trunfo do sistema ZF é o ângulo de viragem do eixo direcional (dianteiro) em 75° do carro urbano inteligente. O conceito do chassi substitui a suspensão convencional McPherson por dois braços de controle e foi criado espaço nos para-lamas para as rodas atingirem o ângulo de 75°. O sistema de assistência coloca o carro em quase toda vaga e pode ser controlado remotamente por relógio inteligente ou smartphone. O motorista faz a manobra por controle remoto, do lado de fora, como se estivesse em um carro de brinquedo.



CHASSI O Active Kinematics Control (AKC) faz com que as rodas traseiras auxiliem ativamente a viragem das rodas dianteiras. O carro ganha agilidade e estabilidade na mudança de direção. A viragem das rodas traseiras aciona os atuadores eletrônicos ativos de direção – que podem ser um central ou dois instalados na suspensão de cada roda. Porsche 911 e a nova geração do Audi Q7 usam esse sistema. O ângulo de viragem traseiro atinge até 5°. Em velocidade de até 60km/h, as rodas traseiras ficam na direção oposta às dianteiras, enquanto acima disso as rodas traseiras ficam na mesma posição das dianteiras, aumentando a estabilidade direcional e a dinâmica da condução.

 


FREIO O sistema de frenagem de emergência (AEB) usa câmeras. Até o fim do ano, a nova geração de câmeras de vídeo vai equipar diversos modelos na Europa, América do Norte e Ásia. Com maior potência de processamento, a tecnologia detecta semáforos, animais grandes e objetos diversos. E frenagem automática de emergência para pedestres à noite. E pode ser combinada com outros sensores e atuadores para oferecer base sólida de segurança ativa.

SUSPENSÃO A nova versão do eixo de peso leve com molas transversais de direcionamento das rodas é produzida com plástico reforçado em fibra de vidro para veículos de passeio. Esse conceito pesa 13% a menos do que uma suspensão multilink, obtendo o mesmo desempenho dela. Trata-se de uma suspensão traseira do tipo McPherson e acrescenta um braço longitudinal com guia da roda como adicional, reduzindo a complexidade do eixo traseiro.

 


CONDUÇÃO O sistema semiautomatizado em rodovias possibilita virar, frear e acelerar automaticamente acima de 40km/h. É a combinação do controle de velocidade (vulgo piloto automático) e da centralização da faixa para manter o carro na pista e com distância segura do carro da frente. O passo seguinte é o sistema de 360° com capacidades laterais, como controle de mudança de faixa.

* Jornalista viajou a convite da ZF.