Publicidade

Estado de Minas ACIDENTE

Carro autônomo do Google provoca acidente na Califórnia

Acidente com Lexus RX450h em fase de testes para direção autônoma aconteceu no mês passado mas só agora a empresa divulgou para a imprensa


postado em 02/03/2016 15:00 / atualizado em 03/03/2016 08:46

(foto: Steve Jurvetson/Wikimedia Commons)
(foto: Steve Jurvetson/Wikimedia Commons)
 


Um Lexus RX450h adaptado para dirigir sozinho e que estava em fase de testes nas ruas da Califórnia, colidiu com um outro automóvel após fazer uma conversão. O acidente ocorreu no dia 14 de fereiro, mas só agora a imprensa teve acesso ao relatório. Esse é o décimo oitavo acidente envolvendo os carros autônomos do Google, mas o primeiro que não envolve falha humana.

 

O relatório do acidente foi revelado ao público pela revista Wired. O carro autônomo trafegava em Mountain View, na Califórnia, quando se deslocou para a faixa mais à direita para virar numa curva. Detectou que a estrada estava bloqueada por sacos de areia, e parou. Para contornar os sacos, esperou que passassem alguns carros na faixa à sua esquerda, mas decidiu avançar no momento em que um autocarro se aproximava, colidindo ao seu lado.


O carro deslocava-se a cerca de três quilômetros por hora, e o outro modelo a menos de 25 km/h, não havendo ferimentos registados em consequência do acidente. O Lexus, no entanto, ficou danificado.

No relatório mensal da Google, a empresa admite culpa no acidente. "Neste caso, alguma responsabilidade é claramente nossa, porque se o nosso carro não se tivesse mexido, não tinha havido uma colisão", lê-se.

 

 

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade