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Estado de Minas PRONTA-ENTREGA

Iveco amplia gama de ônibus com micrão de 15 toneladas

GranClass 150S21 marca estreia da Iveco Bus no segmento de 15 toneladas com ônibus entregue já pronto, em parceria com a Mascarello


postado em 10/03/2016 12:00 / atualizado em 15/03/2016 19:18

(foto: Bruno Freitas/EM/D.A Press)
(foto: Bruno Freitas/EM/D.A Press)
Cascavel (PR) – Acelerada pela expansão da gama e crescimento nas vendas no Brasil – 60% em 2015, segundo dados da Anfavea –, a Iveco Bus, divisão de ônibus da italiana Iveco, apresenta o GranClass 150S21. O modelo, um ônibus micrão de 15 toneladas, marca a estreia do chassi 150S21, o segundo da linha de ônibus desde que o 170S28 foi apresentado na 10ª FetransRio, em novembro de 2014. De quebra, fecha o cerco do fabricante entre os ônibus escolares rurais. Basicamente voltados às prefeituras, o mercado fomentado desde a criação do Programa Caminho da Escola, do Fundo Nacional do Desenvolvimento da Educação (FNDE), em 2009, soma mais de 7 mil unidades vendidas só pela Iveco, com o micro-ônibus CityClass.

Com o GranClass, a Iveco espera agora abrir passagem entre os ônibus do tipo micrão oferecendo não só o chassi, como fazem os concorrentes, vendendo nas concessionárias o ônibus já pronto, graças ao fornecimento da carroceria pela parceira paranense Mascarello. Estratégia já adotada no CityClass, fornecido pela Neobus, e desde novembro do ano passado, com o WayClass, a versão Mascarello do micro-ônibus com configuração de até 29 lugares – ambos montados sobre o chassi 70C17, o mesmo da linha Daily.

Embora só esteja sendo apresentado hoje, o 150S21 na configuração chassi já aparece no site da Iveco há pelo menos duas semanas.

Ver galeria . 6 Fotos Iveco Daily MinibusIveco/Divulgação
Iveco Daily Minibus (foto: Iveco/Divulgação )

Um pouco maiores que os micro-ônibus e mais vendidos na faixa de peso bruto total (PBT) de 15 toneladas, o segmento de micrões é atualmente dominado pela Mercedes-Benz, com o OF-1519 e o OF-1519R, seguida pela MAN, com os Volksbus 15.190 OD e 15.190 ODR, configurações urbanas e rurais dos chassis, respectivamente. Como diferencial em relação aos concorrentes, o 150S21 traz motor mais potente: o FPT quatro cilindros de 4,5 litros gera 206cv (cavalos) de potência e 73,46kgfm de torque a 2.100rpm, ante os 185cv do Mercedes e 190cv do Volks, ambos com 71kgfm de torque. De início há apenas o câmbio manual de seis marchas (o Volksbus oferece a opção V-tronic, com a caixa automatizada ZF 6AS 1010 BO).

Motor FPT N45 de 206cv do GranClass 150S21 é mais potente do que concorrentes(foto: Bruno Freitas/EM/D.A Press)
Motor FPT N45 de 206cv do GranClass 150S21 é mais potente do que concorrentes (foto: Bruno Freitas/EM/D.A Press)
MERCADO No ano passado, a Iveco emplacou 1.187 coletivos, contra 731 em 2014, de acordo com a Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores, (Anfavea). Somente o 170S28, que representa a marca no principal segmento de chassis para ônibus no Brasil, o de 17 toneladas, acumula cerca de 400 unidades vendidas desde o lançamento sendo já utilizado, por exemplo, no transporte coletivo de Belo Horizonte e no transporte de funcionários da fábrica da Fiat, em Betim.

Além dos micros, o micrão e o chassi de 17 toneladas, a linha Iveco Bus conta com três versões da Daily: a Minibus, baseada em chassi longarina e disponível nas configurações Fretamento e Turismo 15+1, com rodado simples na traseira (45S17), e 18+1 (50C17), com rodado duplo, e o chassi 70C17, com painel integrado de fábrica e predisposição para ar-condicionado.

Micro WayClass foi o primeiro produto desenvolvido em parceria com a Mascarello(foto: Iveco/Divulgação)
Micro WayClass foi o primeiro produto desenvolvido em parceria com a Mascarello (foto: Iveco/Divulgação)


Ônibus encarroçados no chassi 170S28 são usados no fretamento da Fiat, em Betim(foto: Iveco/Divulgação)
Ônibus encarroçados no chassi 170S28 são usados no fretamento da Fiat, em Betim (foto: Iveco/Divulgação)


O jornalista viajou a convite da Iveco Bus

DADOS TÉCNICOS

Iveco GranClass 150S21
» Motor – Iveco FPT N45 Euro 5 quatro cilindros em linha, 4.500cm3, com potência de 206cv (diesel) e torque de 73,46kgfm a 2.100rpm
» Transmissão – tração dianteira e câmbio Eaton FS 5406A manual de seis marchas
» Suspensão/rodas/pneus – dianteira e traseira com molas metálicas do tipo trapezoidal semielíptica; 275/80 R22,5 (pneu de uso misto opcional)
» Direção e freios – assistência hidráulica; a tambor na dianteira na traseira, com ABS
» Capacidades – peso bruto total (PBT), 15 toneladas; 5 mil kg no eixo dianteiro e 10 mil km no traseiro; tanque, 275 litros
» Dimensões – comprimento, de 9 a 10m; largura máxima, 2,42m; e entre-eixos 5,25m a 5,95m

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