UAI

As principais atrações do Salão do Automóvel de São Paulo, que abre as portas na próxima quinta-feira

Sem grandes lançamentos entre os carros compactos, Salão'2016 concentra atrações nos segmentos de SUVs, crossovers e modelos premium. Novo endereço, São Paulo Expo promete maior conforto ao visitante

Publicidade
SIGA NO google-news-logo
As principais atrações do Salão do Automóvel de São Paulo, que abre as portas na próxima quinta-feira
Leilão acontecerá no dia 17 de novembro Fotos: RM Sotheby’s/Divulgação

Land Rover Discovery 4

Na contramão da desaceleração da indústria e a previsão de 19% de queda nas vendas esse ano, segundo a Anfavea, quem for ao 29º Salão Internacional do Automóvel de São Paulo, que abre as portas ao público na quinta-feira (10) – com os dias 8 e 9 reservados à imprensa –, poderá visualizar um caminho diferente. A principal mostra automotiva brasileira terá este ano quase 150 lançamentos (totalizando novos modelos e respectivas versões), com ênfase nos SUVs, atual coqueluche no país. O que demonstra confiança dos fabricantes em relação à recuperação do mercado no ano que vem.

Ainda que a maioria dos carros tenha ficado distante da realidade do bolso do brasileiro desde a realização do último Salão, há dois anos, não faltam novidades ao público estimado em 750 mil pessoas, que contará com uma exposição em novo ambiente totalmente refrigerado – o São Paulo Expo, antigo Centro de Exposições Imigrantes. A mudança de endereço pode enfim resolver o calor que incomodava no Pavilhão de Exposições do Anhembi, local onde o Salão foi realizado ao longo de 46 anos.

Perspectiva da última edição, em 2008: serão 150 lançamentos neste ano



O VRUM elaborou um guia com as principais atrações confirmadas e informações sobre como visitar. Como de praxe, alguns lançamentos ainda são mantidos em segredo e aparecerão de última hora. Fique ligado!

Renault Kwid

DE ENTRADA Para quem espera encontrar modelos na faixa de R$ 30 mil a R$ 40 mil, a euforia pode não ser tão grande. Fora o Chery QQ nacional, as novidades se resumem ao Fiat Mobi equipado com o motor 1.0 Firefly estreante no Uno e o Renault Kwid, também de três cilindros, mas que só chega às lojas em 2017. A reestilização do Volkswagen up! não está confirmada. Novos Palio/Punto (projeto Fiat X6H) e Gol (Polo europeu simplificado), só em 2017.

Chevrolet Cruze Sport6

MÉDIOS Sem grandes novidades entre os compactos, sobrou para as novas gerações dos médios Chevrolet Cruze Sport6, com motor 1.4 turbo, e Hyundai Elantra 2.0 16v, todos com preços acima de R$ 85 mil.

Renault Captur e o CEO da aliança Renault-Nissan, o brasileiro Carlos Ghosn

SUVs São os crossovers e utilitários-esportivos que concentram o maior número de novidades. Começando pelas versões brasileiras do Hyundai Creta e do Renault Captur, com adaptações ao gosto do consumidor local, a nova geração do Jeep Compass produzida em Goianá (PE), os Suzuki S-Cross reestilizado e novo Vitara, e a estreia mundial do Honda WR-V, variação aventureira do Fit.

Hyundai Creta nacional, ainda não revelado



Suzuki S-Cross reestilizado



Renault Koleos

Entre os SUVs médios a Chevrolet apresenta o Tracker reestilizado com motor 1.4 turbo e Hyundai, ainda, o novo Tucson 1.6 turbo. A Renault completa o ataque com o luxuoso Koleos, ao passo em que a Peugeot traz o novo 3008 (que perdeu o ar de minivan) e, pela primeira vez no Brasil, o 5008.

Peugeot 5008



Na Land Rover, o Range Rover Evoque conversível e a quarta geração do Discovery, recém-revelada no Salão de Paris. Em lados opostos estarão os chineses novo Chery Tiggo 2, Lifan X60 reestilizado e o Maserati Levante.

Jaguar S-Type SVR

PREMIUM Outro segmento em ebulição no Brasil, os carros premium confirmam o momento com novas versões esportivas cada vez mais exclusivas, como os Audi RS7 Sportback Performance e S8 Plus, ambos com motor V6 de 605cv, novo R8 V10 de 610cv, BMW M 140i e M2, Mini Cabrio, os muscle cars novo Chevrolet Camaro e Dodge Challenger SRT Hellcat, Jaguar F-Type SVR, Maseratis Ghibli e novo Quattroporte, Mercedes-Benz GLC Coupé, C conversível, nova geração do Porsche Panamera, o sedã elétrico norte-americano Tesla Model S e o mítico Nissan GT-R, este último vendido sob encomenda pela bagatela de R$ 900 mil.

Carro conceito Peugeot Fractal

CONCEITOS Fãs dos show-cars que apontam soluções para o futuro também não sairão da mostra paulistana de mãos abanando, com olhos voltados para a propulsão híbrida no plug-in Volkswagen Golf GTE Sport e no Peugeot Fractal. Diferente do tudo mesmo é o Lunar quattro da Audi, sonda fora de estrada apta a ser lançada no espaço em 2017 para transmitir vídeos e imagens em alta definição. Para não passar batido, a Toyota (que fica deveu o Corolla reestilizado) exibe a versão conceitual do SUV C-HR que esteve em Paris'2014, embora o modelo já tenha sido lançado lá fora.

Toyota C-HR de produção, presente no Salão de Paris deste ano



Lexus LC 500h

DE PASSAGEM Por fim, há os carros que marcam presença apenas para testar a reação do público, como o Fiat 124 Spider e o Ford GT, ambos releituras de esportivos dos anos 1960 – o primeiro com motor 1.4 turbo de 162cv e o segundo, com um 3.5 V6 EcoBoost de mais de 600cv. Também estarão expostos o Ford Mustang, nunca trazido oficialmente, na versão Shelby GT 350 R com um V8 de 526cv, e os híbridos Kia Niro e Lexus LC 500h.



SALÃO'2016 EM NÚMEROS


540
veículos expostos

150
lançamentos

20
mil quadrados de pistas de test-drive, simuladores e demonstrações

90
mil metros quadrados de área