UAI

Jaguar instala motor elétrico no clássico E-type

E-type Zero foi construído a partir de um Roadster Series 1.5, que ganhou motor elétrico e bateria. Faróis de LED contribuem com a eficiência energética

Publicidade
SIGA NO google-news-logo
Jaguar instala motor elétrico no clássico E-type
Leilão acontecerá no dia 17 de novembro Fotos: RM Sotheby’s/Divulgação


A Jaguar apresentou em Londres, durante um evento de tecnologia, o E-type Zero, nada menos que o clássico E-type totalmente elétrico. O veículo original foi restaurado e adaptado pela Jaguar Land Rover Classic Works, em Coventry, no Reino Unido. Para construir o conceito foi usado um Roadster Series 1.5 que, depois de restaurada, preservou (quase!) todas as características originais, exceto pelo novo propulsor e um ou outo detalhe, como os faróis, agora de LED para contribuir para uma melhor eficiência energética, e o painel, que ganhou uma telinha.

O Jaguar E-type foi lançado em 1961 e é considerado por muitos um dos carros mais bonitos de todos os tempos, sendo que um desses “muitos” é ninguém menos que Enzo Ferrari, fundador da marca do cavalinho rampante. O motor original que equipa o modelo, conhecido como XK, é um seis cilindros que chega a ter mais de 250cv de potência e 28,8kgfm de torque. O bloco foi fabricado de 1949 a 1992 e foi aplicado em quase todos os modelos icônicos da Jaguar desse período, evidenciando que o novo motor elétrico poderia ser usado em qualquer um desses veículos.

O propulsor elétrico tem 220kW de potência (o equivalente a 300cv) e foi especialmente projetado para o Jaguar E-type Zero, tendo sido integrado à estrutura original do veículo, evidenciando que o motor convencional pode ser reinstalado a qualquer momento. A bateria de íons de lítio tem dimensões e peso semelhantes ao motor XK. O projeto procurou acomodar o motor e as baterias nos mesmos lugares do conjunto mecânico original para que a estrutura do carro fosse mantida, incluindo suspensão e freios, simplificando inclusive a homologação.

A distribuição do peso dianteiro-traseiro ficou inalterada. Ainda assim o peso total do veículo ficou 80kg menor. Mas a marca garante que o veículo elétrico acelera, manobra e freia como um E-type original. O E-type Zero acelera até os 100km/h em apenas 5,5 segundos, cerca de um segundo mais rápido. Um novo eixo de transmissão envia energia para um diferencial de transferência. A autonomia do modelo é de 270 km. A recarga completa da bateria é de seis a sete horas, dependendo da fonte de energia.