UAI

Emplacamentos: confira os três modelos mais vendidos do ano e os outros que são destaque

Renault Kwid cai para a 27ª posição; VW Polo foi bem em sua estreia; Hyundai Creta prega uma peça no Honda HR-V; VW Golf vende muito pouco; Toyota Corolla suave na nave

Publicidade
SIGA NO google-news-logo
Emplacamentos: confira os três modelos mais vendidos do ano e os outros que são destaque
Leilão acontecerá no dia 17 de novembro Fotos: RM Sotheby’s/Divulgação


À medida que o ano vai chegando ao fim, as disputas entre os modelos nos principais segmentos vão se definindo. É o caso do Chevrlet Onix, o modelo mais vendido do Brasil. De acordo com os dados fornecidos pela Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave), até o fim de novembro o modelo já soma 171.148 unidades emplacadas, uma liderança invejável e inabalável.

A segunda colocação também já parece ter dono. Apesar de um ou outro mês em que o Ford Ka leva vantagem sobre o Hyundai HB20, no total de emplacamentos o coreano teve até novembro 96.769 unidades, contra 86.809 do americano, o que já consolida o pódio dos automóveis mais vendidos de 2017: ouro para o Onix, prata para o HB20 e bronze para o Ka.


Kwid e Palio

Um modelo que está em nosso radar é o Renault Kwid, lançado em agosto com preços atraentes, que não foi bem. Se em outubro o hatch compacto já decepcionou com a 14ª colocação no ranking geral, agora ele caiu mesmo pelas tabelas, ficando na 27ª posição, com 2.231 emplacamentos. Aguarda-se pela estabilização das vendas desse modelo. As vendas do Fiat Palio revelam que o modelo já está no fim do seu ciclo, apenas 321 unidades.


Polo e Argo

No mês de sua estreia, o novo Volkswagen Polo não foi mal, 3.831 emplacamentos que lhe renderam a 14ª colocação em novembro. O Fiat Argo – que tem um espectro grande de atuação por ter a missão de substituir os modelos Palio, Punto e até o Bravo – também vai bem. Em novembro foram 5.015 emplacamentos, ficando na 8ª posição.


Hatches médio

O segmento dos hatches médios é que está de amargar. Em novembro, foram comercializados apenas 214 unidades do Volkswagen Golf, menos que em outubro, quanto 241unidades foram vendidas, um provável reflexo da chegada do Polo. No apanhado do ano, foram vendidas 3.755 unidades do Golf. Seus principais concorrentes venderam mais, mas estão longe da serenidade: até o fim de novembro foram emplacados 4.350 Ford Focus e 6.761 Chevrolet Cruze hatch.


SUVs

Na briga dos SUVs, o médio Jeep Compass ampliou a vantagem sobre o compacto Honda HR-V – o saldo de 74 unidades até outubro cresceu pata 560 em novembro –, mas ainda é cedo para apontar o campeão. Enquanto o HR-V dormiu no ponto, com 4.095 emplacamentos, o esperto Hyundai Creta foi lá e tomou sua liderança entre os SUVs compactos no mês de novembro, com 4.164. Pode ser pouco para conseguir a liderança dos SUVs compactos no ano, mas o bastante para roubar a segunda colocação do Jeep Renegade, que “sofre” com a canibalização do Compass.


Sedãs médios

Quem continua navegando em águas calmas é o Toyota Corolla, que tem 42,6% do segmentos dos sedãs médios, vendendo até o fechamento de novembro 59.621 unidades. Mesmo com a opção do motor 1.5 turbo, o Honda Civic não consegue acompanhar o “vovô” de perto, respondendo por 17,2% do segmentos, com 24.021 emplacamentos. O Chevrolet Cruze segue na costumeira terceira posição, com 17.592 unidades, 12,6% dos sedãs médios.