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BMW localiza e restaura o conversível 1600 GT, exemplar único projetado em 1967

Trata-se de um protótipo, encomendado ao designer italiano de carrocerias Pietro Frua, que seria destinado ao mercado americano.Porém modelo não chegou a ser lançado

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BMW localiza e restaura o conversível 1600 GT, exemplar único projetado em 1967
Leilão acontecerá no dia 17 de novembro Fotos: RM Sotheby’s/Divulgação


O BMW Group Classic, braço responsável pela conservação da história da marca alemã, acaba de ganhar mais um veículo para a sua coleção. Trata-se do BMW 1600 GT conversível, exemplar único que passou por um profundo processo de restauração. A história desse veículo começa a partir da demanda do importador americano Max Hoffmann, que queria lançar nos Estados Unidos ao mesmo tempo um cupê esportivo – equipado com motor 2.0 litros – e um conversível de quatro lugares.


Os protótipos desses veículos foram encomendados pela BMW junto ao designer italiano de carrocerias Pietro Frua. Foi em outubro de 1967 que a carroceria conversível chegou às mão do fabricante, montada sobre um chassi com assoalho reforçado. O conjunto foi construído e pintado na fábrica de Dingolfing, que recentemente havia sido adquirida pela BMW. Ainda no outono daquele ano, os dois veículos saíram para a sua primeira volta, mas o cupê acabou sofrendo um acidente e foi descartado.


Já o conversível entrou para os registros de produção da fábrica no dia 16 de novembro como BMW 1600 GT, mas os planos de produção em série do modelo e posterior exportação para os Estados Unidos não se concretizaram. Mas a vida do protótipo descapotado estava apenas no começo. O veículo foi passado para um senhor chamado Herbert Quandt, o maior acionista da BMW AG na época. O BMW 1600 GT serviu à família Quandt por muitos anos, e depois foi repassado para outros proprietários particulares, entre eles uma modelo de Munique. Outro dono identificado desse conversível charmoso foi um empresário de Fürth, na Franconia. Depois, o modelo pertenceu ao Centro Allianz de Engenharia, em Munique.


Quando o BWM Group Classic soube da existência deste modelo único, trataram logo de comprá-lo para devolvê-lo à condição original. E o local escolhido para a restauração também não foi ao acaso: a fábrica de Dingolfing, mesmo local em que ele nasceu. Mas a relação do BMW 1600 GT com esta fábrica vai além disso. É que, até a aquisição pela BMW, ali funcionava o fabricante Dingolfing Glas, que desde 1955 produzia o pequeno Goggomobil. Em 1964, a empresa lançou o esportivo Glas 1300 GT, cujo design era assinado por Pietro Frua. Porém a Glas acabou sendo adquirida pela BMW. Com isto, enquanto continuou em linha, o esportivo da Glas recebeu o eixo traseiro, os assentos e o motor de 105cv do BMW 1600 TI, assim como uma grade da BMW e os mesmos faróis redondos do BMW Série 02.


Por este motivo a restauração ficou a cargo de uma equipe da própria fábrica da BMW em Dingolfing. O BMW Group Classic apoiou o projeto, facilitando a aquisição de peças originais, além da remanufatura de componentes que já não estão mais disponíveis. O projeto de restauração durou vários anos e contou com a participação de aprendizes sob a orientação de seus supervisores, se tornando parte do treinamento destes funcionários. De acordo com o fabricante de Munique, o conversível prateado é um representante revelador da época em que a BMW fez a transição de uma montadora de nicho para uma fabricante de automóveis de produção em massa.