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Renault apresenta linha 2020 de Sandero, Logan e Stepway com poucas mudanças visuais

Modelos passam a trazer quatro airbags de série, além de câmbio CVT e controle de estabilidade para as versões equipadas com motor 1.6. Confira o preço e conteúdo de todos os lançamentos

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Renault apresenta linha 2020 de Sandero, Logan e Stepway com poucas mudanças visuais
Leilão acontecerá no dia 17 de novembro Fotos: RM Sotheby’s/Divulgação

Lanternas horizontais 'tomaram' a tampa do porta-malas do Sandero


De Campinas* - A Renault apresentou a linha 2020 da família Sandero, que inclui o sedã Logan, o aventureiro Stepway e o “esportivo” RS. Pra quem esperava uma mudança visual mais significativa, vai ter que aguardar um pouco mais, pois os modelos trazem apenas faróis com assinatura de LED, para-choques com novo desenho, e, no caso específico do Sandero, lanternas mais estilosas que invadem a tampa do porta-malas.


Todas as versões ganham quatro airbags de série, mas as equipadas com motor 1.6 passam a contar com o câmbio CVT X-Tronic e controle de estabilidade. Outra novidade da linha é que a Renault conseguiu homologar o Stepway como SUV compacto e ainda deixou as versões equipadas com motor 1.6 e câmbio CVT com a mesma altura em relação ao solo do aventureiro, com 4 centímetros a mais que as outras versões.

Principal mudança na dianteira do Sandero é o para-choque


A Renault lançou o Sandero no Brasil em 2007. O projeto trazia como principais atrativos o amplo espaço interno e o estilo espartano, com custo mais baixo. Em 2008 vieram o sedã Logan e o aventureiro Stepway. Já em 2014 a família foi reestilizada, ganhando um visual um pouco mais agradável. Desde o lançamento, a Renault vendeu no Brasil 800 mil unidades do Sandero e 400 mil do Logan. São dois produtos fortes da marca no mercado brasileiro.

Interior do Sandero permanece o mesmo


Na Europa, os consumidores já convivem com a nova geração do Sandero, que só deve chegar ao Brasil no fim de 2021 ou início de 2022. Enquanto isso não acontece, a montadora optou por dar um tapa no visual dos modelos, mas de maneira bem discreta. Tanto o hatch quanto o sedã tiveram os faróis mantidos com o mesmo desenho, porém, com assinatura de LED para todas as versões. Os para-choques também ganharam novas linhas, com entrada de ar inferior mais ampla.

Evolução dos painéis dianteiros e traseiros do Sandero ao longo dos anos


Já a traseira do Sandero passou pela modificação mais significativa, ganhando lanternas horizontalizadas invadindo a tampa do porta-malas. A câmera de ré foi posicionada um pouco mais abaixo e o centro do logo da marca ganhou um botão para abertura elétrica da tampa do porta-malas. Outra novidade é que a Renault criou o estilo Cross Light para as versões 1.6 com câmbio CVT, que implica nas suspensões elevadas em 4cm, como as do Stepway, além de molduras de plástico nas caixas de roda, que são de liga leve de 16 polegadas. Para o hatch, o recurso pode até ser interessante, mas o sedã ficou muito estranho com a suspensão elevada.

Linhas do Logan também são praticamente as mesmas


Para evitar problemas de dirigibilidade nessas versões mais altas, a Renault passa a disponibilizar os controles de estabilidade e auxílio de partida em rampa. As versões equipadas com motor 1.0 e 1.6 com câmbio manual, exceto a esportiva RS, não trazem o sistema de controle de estabilidade. No quesito segurança, a linha Sandero 2020 passa a oferecer de série quarto airbags, Isofix, freios ABS com EBD e cintos de segurança retráteis de três pontos para todos os passageiros.

Logan Cross Light teve suspensão elevada em 4 centímetros em relação às versões 'normais'


Outra novidade da linha 2020 é a central multimídia Media Evolution, com conectividade por Android Auto e Apple CarPlay, possibilitando o uso de Spotify, Waze, Google Maps e WhatsApp. Com tela tátil de sete polegadas, o sistema traz ainda função Bluetooth, câmera de ré, Eco Scoring e Eco Coaching, que ajudam o motorista a dirigir de maneira mais econômica. A chave é do tipo canivete, com comandos de abertura e fechamento das portas.

Interior do Renault Logan 2020


No quesito motorização, não foram feitas modificações. Tanto Sandero quanto Logan continuam sendo equipados com motor 1.0 de três cilindros, com até 82cv de potência e 10,5kgfm de torque (com etanol), ou 1.6 de quatro cilindros, com até 118cv e 16kgfm (com etanol). Ambos mantém o antiquado tanquinho de combustível para auxílio ao sistema de partida a frio. A Renault é uma das poucas montadoras que ainda mantêm esse tipo de sistema.

Sandero no estilo Cross Light, exclusivo para as versões 1.6 com câmbio CVT


PREÇOS E VERSÕES O Sandero passa a ser vendido na versão Life 1.0 SCe com câmbio manual por R$ 46.990, trazendo quatro airbags, Isofix, direção eletro-hidráulica, ar-condicionado, vidros dianteiros elétricos, travas elétricas e rodas de aço de 15 polegadas. Já a versão Zen 1.0 (R$ 49.990) e a Zen 1.6 (R$ 55.990) acrescentam sistema Media Evolution, comando satélite no volante, sensor de estacionamento, computador de bordo, vidros elétricos e sistema start/stop. A versão Zen 1.6 CVT (R$ 62.990) traz ainda controle eletrônico de estabilidade, assistente de partida em rampa, rodas de liga leve de 16 polegadas e molduras nas caixas de rodas. Já a versão Intense 1.6 CVT (R$ 65.490) acrescenta ar-condicionado automático, câmera de ré, faróis de neblina, vidros traseiros elétricos, retrovisores elétricos, controlador de velocidade e rodas de liga leve diamantadas de 16 polegadas.

Quatro airbags agora são de série


O Sandero RS manteve o visual dianteiro, pois já contava com assinatura de LED nos faróis e trazia um para-choque diferenciado. Mas a traseira também foi modificada, ganhando as novas lanternas da família Sandero. Com o mesmo motor 2.0 de 150cv e câmbio manual de seis marchas, a versão “esportiva” passa a ser vendida por R$ 69.690, trazendo os itens da versão Zen manual, acrescentando auxílio de partida em rampa, controle de estabilidade, ar-condicionado automático, câmera de ré, controlador de velocidade e rodas de liga leve diamantadas de 17 polegadas.

Especialmente no Logan, o estilo Cross Light ficou muito esquisito


LOGAN O sedã tem como versão de entrada a Life 1.0 com câmbio manual de cinco marchas, vendida por R$ 50.490, equipada com quatro airbags, Isofix, direção eletro-hidráulica, vidros dianteiros elétricos, ar-condicionado, travas elétricas e rodas de 16 polegadas. As versões Zen 1.0 (R$ 53.490) e Zen 1.6 (R$ 59.490) acrescentam Media Evolution, comando satélite no volante, sensor de estacionamento, computador de bordo e start/stop. Mas o sedã tem ainda as versões Zen 1.6 CVT (R$ 66.490), Intense 1.6 CVT (R$ 68.990) e Iconic 1.6 CVT (R$ 71.090), todas com controle de estabilidade, assistente de partida em rampa e rodas de 16 polegadas. A Iconic traz ainda bancos revestidos em couro, sensor de chuva e sensor de luminosidade.

Stepway foi homologado como SUV compacto


STEPWAY Outra novidade da linha 2020 do Sandero é que a versão aventureira Stepway foi homologada como SUV compacto. De acordo com a Renault, o Inmetro considerou que o modelo tem altura em relação ao solo, ângulo de transposição e ângulo de saída compatíveis com os de um SUV. Com isso, o modelo passa a ser chamado apenas de Stepway e continua com os apetrechos dignos de um aventureiro.

Aventureiro também ganhou lanternas horizontais de LED


O modelo será vendido na versão Zen 1.6 por R$ 61.190, trazendo quatro airbags, Isofix, sensor de estacionamento, direção eletro-hidráulica, ar-condicionado, alarme, faróis de neblina, chave canivete, rádio, start/stop e rodas de 16 polegadas Flexwheel (rodas de aço com calota, pode isso?. A versão Intense 1.6 CVT, por R$ 70.990, acrescenta o Media Evolution, controle eletrônico de estabilidade, assistente de partida em rampa, ar-condicionado automático, câmera de ré, vidros traseiros elétricos, retrovisores elétricos, controlador e limitador de velocidade e rodas de liga leve 16 polegadas biton diamantadas. A topo de linha Iconic 1.6 CVT, por R$ 73.090, traz ainda bancos revestidos em couro, sensor de chuva, sensor de luminosidade e rodas de liga leve 16 polegadas biton diamantadas.

Interior do Renault Stepway, que 'finge' não ser Sandero


DIRIGIMOS Durante o lançamento da linha 2020 do Sandero, dirigimos o hatch com a opção de motor 1.6 com o câmbio CVT X-Tronic. A transmissão continuamente variável tem a opção de trocas manuais na alavanca, simulando seis marchas, mas não traz aletas atrás do volante. Tanto no trânsito urbano quanto na estrada, a dupla motor e câmbio proporciona uma condução suave, sem trancos, mas um pouco lenta nas reações. É preciso pisar fundo no acelerador para se obter respostas mais rápidas. E nessa condição, o motor se mostra mais áspero, transferindo o ruído de funcionamento para a cabine. No modo manual, a condução fica mais prazerosa.

(*) Jornalista viajou a convite da Renault do Brasil