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Conheça o Grand Wagoneer, modelo que pretende elevar a Jeep ao padrão Range Rover de sofisticação

Versão de mercado do veículo-conceito chega às concessionárias americanas já em 2021 e quer ganhar o mundo. Confira todos os detalhes desse projeto e a história do modelo que serviu como inspiração

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Conheça o Grand Wagoneer, modelo que pretende elevar a Jeep ao padrão Range Rover de sofisticação
Leilão acontecerá no dia 17 de novembro Fotos: RM Sotheby’s/Divulgação

Grand Wagoneer Concept

A Jeep quer subir um degrau na sua linha de SUVs, que hoje tem como ponto alto o Grand Cherokee. A entrada da marca em um segmento premium dará origem a uma luxuosa família de veículos, algo semelhante ao que o Range Rover representa para a Land Rover. Para mostrar onde pretende chegar em breve, a marca apresentou ao mundo um veículo conceito batizado com o nome de um ícone americano, o Jeep Wagoneer, que de alguma forma também entrou no imaginário dos brasileiros devido à influência cultural que o Tio Sam exerce por aqui.

Ponto alto de sofisticação do modelo original veio em 1984, com a chegada do Grand Wagoneer

O Jeep Wagoneer original foi lançado nos Estados Unidos em 1962. O modelo sucedeu o Jeep Willys Station Wagon, modelo que correspondia à nossa Rural Willys. Sua primeira geração era até meio estranha, com design misturando a grade e os faróis de seu antecessor em uma carroceria mais moderna, com o porte que ficou consagrado como o de um legítimo station wagon americano. Nas gerações seguintes, essas linhas básicas pouco mudaram e surgiram elementos que ficaram clássicos nas peruas daquele país, como os apliques em madeira (a moda wood).

Porte ficou consagrado como o de um legítimo station wagon americano

Além dos atributos para o fora de estrada que estão intrínsecos nos modelos da marca, o Jeep Wagoneer oferecia itens de conforto como direção hidráulica, ar-condicionado, volante ajustável e transmissão automática, lista que só cresceu ao longo dos anos. Havia até opção de suspensões independentes nas quatro rodas. Essas características fizeram com que o modelo seja considerado um precursor dos SUVs premium (título também reivindicado por outros modelos, como o Range Rover Classic). O ponto alto da sofisticação veio em 1984, com a chegada do Grand Wagoneer. Apesar dos anos de estrada e praticamente sem mudar, o modelo continuou em linha até 1991. Seu substituto foi o Jeep Cherokee construído sobre a plataforma monobloco XJ, mais compacto e eficiente, mais parecido com o que hoje conhecemos como um SUV.

O Grand Wagoneer Concept foi inspirado no original, com uma interpretação moderna de luxo

O CONCEITO Apesar de fazer referência ao modelo original, o conceito do Grand Wagoneer também agrega elementos da marca Jeep, como a grade de sete fendas. O destaque é a iluminação da bela grade, com uma faixa de LED integrando os faróis, um pontilhado luminoso entre as fendas e a inscrição “Wagoneer” iluminada logo acima. Os projetores dos faróis recebera em sua base moldura em madeira de teca. A carroceria do conceito é pintada em azul claro e as rodas de alumínio são de 24 polegadas.

Grande área envidraçada também remete ao modelo clássico

“O Grand Wagoneer Concept é inspirado no original, mas recebe uma interpretação moderna de luxo e liberdade. Procuramos criar um design elegante com uma silhueta imperecível, com inúmeros e marcantes detalhes artesanais que se unem numa imagem integral de presença indiscutível ”, explica Ralph Gilles, head de Design da FCA.

Painel exibe quatro telas que, juntas, somam 45 polegadas

DENTRO Um cockpit digital foi a ideia adotada para minimizar o uso excessivo de botões e comandos físicos, mas o resultado não ficou necessariamente minimalista. O painel traz nada menos que quatro telas, que somam 45 polegadas: o quadro de intrumentos digital, de 12,3 polegadas; a tela tátil do sistema multimídia, com 12,1 polegadas; outra tela situada logo abaixo, de 10,25, polegadas, que comanda várias funções; e a mais inovativa, com 10,25 polegadas, dedicada ao passageiro.

Segunda fileira traz bancos individuais e mais três telas

A segunda fileira de bancos também traz muitas telas: duas de entretenimento, cada uma com 10,1 polegadas, instaladas atrás dos assentos dianteiros; e uma no console central traseiro, com comandos voltados para o conforto. Apesar das proporções generosas, a terceira fileira de bancos é novidade no Grand Wagoneer Concept. O veículo tem capacidade para sete passageiros, com assentos independentes nas duas fileiras da frente, onde cada passageiro também tem seus próprios apoios de braço, e uma terceira fileira capaz de levar três pessoas.

Teto solar panorâmico também integra a parte de fora com o interior do veículo

Além das amplas janelas, que fazem alusão ao modelo clássico, o interior traz teto panorâmico emoldurado com madeira de teca. Aliás, se o Grand Wagoneer original era caracterizado pela utilização abundante de madeira por fora, no estilo wood, este veículo-conceito faz uso massivo desse material por dentro. O painel, os bancos e as portas trazem revestimento em couro. A luz ambiente é personalizável.

Iluminação traz uma faixa de LED integrando os faróis, um pontilhado luminoso entre as fendas e a inscrição 'Wagoneer'

CONECTIVIDADE Para tanta demanda de conectividade, a Jeep garante que o sistema Uconnect 5 tem velocidade operacional cinco vezes superior em relação à geração anterior, oferece mais possibilidades de customização e é capaz de acessar vários aplicativos. O sistema de áudio do conceito é assinado pela McIntosh e oferece 23 alto-falantes conectados a um amplificador de 24 canais.

HÍBRIDO Já Inserido no conceito de eletrificação que a linha Jeep vem incorporando ao longo dos anos, o Grand Wagoneer nasce com powertrain híbrido plug-in. A marca já elenca os benefícios da eletrificação: “Esses veículos serão os Jeep mais eficientes e ecologicamente corretos já feitos e proporcionarão uma experiência de direção tranquila e silenciosa ao ar livre, ao mesmo tempo em que elevam o desempenho, as capacidades off-road e a diversão nas estradas graças ao maior torque e resposta imediata”. Não foram fornecidos números de potência e torque. Além, da tração 4x4, o veículo é equipado com suspensão pneumática independente e ampla capacidade de reboque.

Projetores dos faróis recebera em sua base moldura em madeira de teca

Por enquanto, a Jeep adiantou que, quando entrar em produção, a nova linha terá dois modelos, o Wagoneer e o Grand Wagoneer. Os modelos já chegam às concessionárias no próximo ano, sinal de que o conceito apresentado já é praticamente o carro de produção. Os veículos serão produzidos na planta de Warren, perto do centro de Detroit. A exportação está nos planos da marca.

Lanternas de LED