UAI

Toyota Etios deixa de ser vendido no Brasil, mas a produção será mantida

Com vendas em baixa no país, hatch compacto terá a comercialização encerrada em abril, mas produção permanece para atender mercados externos

Publicidade
SIGA NO google-news-logo
Toyota Etios deixa de ser vendido no Brasil, mas a produção será mantida
Toyota Etios deixa de ser vendido no Brasil, mas a produção será mantida Foto: Toyota Etios deixa de ser vendido no Brasil, mas a produção será mantida

Desde 2012, foram produzidas 620 mil unidades do Etios hatch e sedã no Brasil

 

A Toyota do Brasil comunicou oficialmente, nesta semana, o fim das vendas do seu compacto Etios, tanto na carroceria hatch quanto na sedã, a partir de abril. As vendas dos modelos vinham em queda vertiginosa, motivo que deve ter levado a montadora a decidir pelo encerramento da comercialização no país. Mas a Toyota alega que “a decisão foi tomada com o objetivo de adequar o volume de produção da unidade de Sorocaba com a chegada de um novo modelo da marca”. O fabricante informou ainda que vai continuar produzindo o Etios na fábrica do interior paulista para atender a demanda de países como Argentina, Peru, Paraguai e Uruguai.


O Toyota Etios foi lançado no Brasil em 2012 e chegou ao mercado com banca de hatch premium, mas com visual de gosto questionável, acabamento espartano, bom conjunto mecânico e preços elevados, nunca figurou entre os mais vendidos do segmento. As vendas do hatch e do sedã foram caindo ao longo dos anos, até que em 2020 atingiram patamar bem baixo. De janeiro a dezembro do ano passado, o Etios hatch teve 8.699 unidades emplacadas no Brasil, enquanto o líder do segmento, o velho VW Gol, teve 71.151 unidades vendidas. A situação do Etios Sedan foi ainda pior, pois foram emplacadas apenas 5.308 unidades em 2020.

No acumulado de 2020, foram emplacadas 8.699 unidades do Etios hatch...


Nos dois primeiros meses deste ano, a situação ficou ainda pior para o Etios. O hatch ocupa o sexto lugar entre os modelos de entrada, com apenas 588 unidades emplacadas, enquanto o sedã soma 463 unidades. Desde 2012, foram produzidas 620 mil unidades do Etios (hatch e sedã) no Brasil, mas com o fim da comercialização do modelo no Brasil, a marca passa a ter apenas o Yaris como representante no segmento de compactos premium. O modelo usa a mesma plataforma do Etios, mesma motorização, porém com câmbio CVT.

...enquanto o sedã emplacou 5.308 unidades de janeiro a dezembro

 

“Temos o compromisso de fortalecer continuamente nossas operações, ao mesmo tempo em que há a necessidade de equalizar volumes. Decidimos, estrategicamente, focar a produção para ganhar força de oferta neste novo modelo, mas sem abrir mão da importante missão que o Etios tem na América Latina”, reforça Rafael Chang, presidente da Toyota do Brasil. O novo modelo a que ele se refere é o Corolla Cross, que será lançado no próximo dia 11.

O modelo sempre teve um acabamento interno bem simples, com muito plástico duro


A Toyota garante que “manterá todos os serviços para toda a gama Etios, tal como as revisões que constam das manutenções periódicas, por meio de sua rede de concessionárias em todo o Brasil”. A marca japonesa projeta um crescimento de 30% na produção deste ano, alcançando 170 mil unidades. Cerca de 30% desse volume será destinado a outros mercados da América Latina. “O Etios seguirá contribuindo com nosso objetivo de fazer da operação brasileira um polo exportador para toda a região”, reforça Gustavo Salinas, diretor-regional de vendas e pós-vendas da Toyota na América Latina e Caribe. O Etios começou a ser exportado pela Toyota do Brasil em 2013, totalizando 180 mil unidades vendidas para os países da região.