UAI

Kia confirma novo Carnival no Brasil: verdadeira sala de estar sobre rodas

Quarta geração da minivan coreana ganhou visual de SUV, e chega ao país no fim do mês por R$ 479.990. Achou caro? Confira os detalhes do modelo

Publicidade
SIGA NO google-news-logo
Kia confirma novo Carnival no Brasil: verdadeira sala de estar sobre rodas
Kia confirma novo Carnival no Brasil: verdadeira sala de estar sobre rodas Foto: Kia confirma novo Carnival no Brasil: verdadeira sala de estar sobre rodas

A Kia confirmou que vai vender a quarta geração do Carnival no Brasil já a partir da última semana deste mês de agosto. A nova geração do modelo foi apresentada na Coreia do Sul há mais de um ano, e chega ao Brasil em versão única por nada menos que R$ 479.990.

A minivan ganhou elementos de utilitário-esportivo e foi classificada pelos coreanos como um Grand Utility Vehicle (GUV). Estranhamente, a marca divulgou por aqui apenas a imagem do modelo de perfil à meia-luz, apesar de sua estreia ter se dado há mais de um ano.

Os faróis integrados à grade deixaram a dianteira do veículo mais horizontal, dando maior impressão de largura. A disposição do conjunto óptico dianteiro é muito original, com os faróis altos “dentro” da grade e as luzes de rodagem diurna em LED envolvendo a sinalização de direção.

O capô com vincos bem marcados, a linha de cintura alta e as caixas de roda encorpadas reforçam a robustez da nova geração. Porém, as portas laterais de correr foram preservadas, assim como o teto retilíneo e sua abrupta transição para a tampa traseira.

Outros detalhes do novo Carnival são as laterais com um aplique prateado junto à coluna C, rack de teto, antena tipo barbatana de tubarão, spoiler e lanternas integradas. As dimensões do modelo são 5,15 metros de comprimento, 3,09m de entre-eixos, 1,99m de largura e 1,78m de altura.

DENTRO O interior foi pensado para carregar até 8 pessoas: duas nos bancos dianteiros, três na fileira do meio e três na de trás. A fileira central pode ser virada para trás, formando uma verdadeira sala de estar. E a comunicação dos passageiros dianteiros com os traseiros é facilitada por meio de uma câmera, que permite a visualização sem que o motorista precise olhar para trás, além da amplificação da voz por meio das caixas de som. As portas traseiras deslizantes e a tampa do porta-malas têm abertura elétrica.

No painel, o quadro de instrumentos digital tem 12,3 polegadas e está integrado com a tela tátil do sistema multimídia, com a mesma medida. O acabamento tem couro no painel, portas e bancos, além de material imitando madeira e plástico que aparenta boa qualidade. Atrás da terceira fileira de bancos, o porta-malas tem 627 litros de volume. O sistema multimídia tem espelhamento com o smartphone sem usar fio e oferece conectividade tanto com informações do veículo, quanto com informações de fora, como o tráfego.

MOTOR Apesar do preço “salgado”, a motorização disponível para o Brasil é a mais fraca oferecida na gama. O motor V6 de 3,5 litros (a gasolina), com 272cv de potência e 33,8kgfm de torque, trabalha junto com um câmbio automático de oito marchas. A alavanca da transmissão .deu lugar a um botão giratório localizado no console central.

CONTEÚDO O pacote de equipamentos da versão vendida no Brasil ainda não foi revelado, mas em alguns mercados o novo Kia Carnival oferece recursos de segurança avançados como: assistente de colisão frontal com detecção de carros, pedestres e ciclistas; alerta de tráfego cruzado traseiro; assistente de faixa de rodagem; sensores de ponto cego; assistente de farol alto; e controle de cruzeiro adaptativo

Outra tecnologia importante é o sistema que não permite a abertura das portas traseiras deslizantes se for detectada a aproximação de algum veículo por trás. O modelo ainda traz direção autônoma de nível 2 da Kia, que controla a aceleração, frenagem e direção.