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Como ficam as linhas Peugeot e Citroën com chegada da plataforma CMP

Estreia da linha nacional será com o novo Citroën C3, que ainda vai originar um SUV e um sedã. Peugeot terá crossover inédito. Confira as datas e motorizações

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Como ficam as linhas Peugeot e Citroën com chegada da plataforma CMP
Como ficam as linhas Peugeot e Citroën com chegada da plataforma CMP Foto: Como ficam as linhas Peugeot e Citroën com chegada da plataforma CMP

Esboço do Peugeot 1008 feito pelo site francês L'argus

A chegada da plataforma modular CMP à fábrica da Peugeot e Citroën de Porto Real (RJ) é o começo de uma renovação da linha de ambas as marcas no Brasil. Porém, o pontapé inicial é da Citroën, com a nova geração do C3, que será apresentando em breve e chega ao mercado no início de 2022.

Novo C3 já foi flagrado em testes na Índia e no Brasil

Vale lembrar que, apesar do momento atual Stellantis no qual essas marcas estão inseridas, estes projetos que envolvem a plataforma global CMP – que foi simplificada para o uso em mercados emergentes – vêm da fase PSA, com investimentos que tiveram início em 2019.

Nova geração do C3 europeu foi lançada no início de 2020

Apesar disso, o novo C3 chega ao mercado com o motor 1.0 Firefly da Fiat (com até 77cv de potência e 10,9kgfm de torque), além do velho 1.6 FlexStart (com até 118cv e 16,1kgfm) da antiga PSA. No futuro, esse motor será substituído pelo 1.0 turbo GSE, que estreia no inédito Fiat Pulse e deve ter algo em torno de 130cv.

Projeto chinês, sedã compacto Citroën C3L chegou a ser registrado junto ao INPI

Depois do novo C3, a linha Citroën cresce e, no fim de 2022, ganha um crossover construído sobre a mesma plataforma e vai substituir o atual C3 Aircross. Ainda dentro desse projeto, chamado Smart Cars, está previsto um sedã compacto, mas isso apenas em meados de 2024.

Primeira reestilização do Peugeot 2008 foi em 2019

PEUGEOT A Peugeot já trabalha em cima de um substituto para o crossover 2008, lançado no Brasil em 2015. Trata-se do Projeto P44, que, quando chegar ao mercado, em 2025, deverá ganhar a denominação 1008.

Assim como os futuros modelos da Citroën, o Peugeot 1008 será construído sobre a plataforma CMP simplificada na planta de Porto Real (RJ). Vale lembrar que o Peugeot 208, fabricado na Argentina, já utiliza essa plataforma.

Na Europa, Peugeot 1008 substitui o modelo 1007, que não foi bem sucedido

Apesar de ter publicado um esboço do modelo, o site especializado francês L'argus adverte que a ilustração – um veículo compacto (4,15 metros de comprimento) com linhas bastante volumosas – não passa de uma declaração de intenções, podendo mudar substancialmente quando chegar ao mercado.

Porém, já existe informação de que o Peugeot 1008 fabricado no Brasil terá visual exclusivo. De acordo com o site Autos Segredos, o modelo vai combinar a dianteira formada por elementos de design típicos da marca, como a assinatura luminosa que evoca dentes de sabre, com uma traseira estilo cupê, que é uma tendência no segmento de SUVs.

Sob o capô, o motor que deve equipar o veículo é o 1.0 turbo GSE, de 130cv. Mesmo com a plataforma simplificada, o crossover terá tecnologias como frenagem autônoma de emergência.

Mas, antes disso tudo, o cansado Peugeot 2008 passa por uma segunda reestilização em 2022, para ganhar fôlego até 2025. As mudanças se concentram na dianteira, que ganha a nova linguagem visual da marca, inspirada no hatch 208. Mas essa renovação não deve envolver a nova plataforma CMP, motivo pelo qual o modelo vai manter os motores atuais: 1.6 FlexStart e 1.6 THP Flex (turbo, com até 173cv e 24,5kgfm).