UAI

Audi mostra em BH os já nem tão novos e-tron S Sportback e RS e-tron GT

Com preços de R$ 779.990 e R$ 979.990, respectivamente, ambos são disponibilizados na modalidade venda direta, com entrega prevista para o ano que vem

Publicidade
SIGA NO google-news-logo
Audi mostra em BH os já nem tão novos e-tron S Sportback e RS e-tron GT
Audi mostra em BH os já nem tão novos e-tron S Sportback e RS e-tron GT Foto: Audi mostra em BH os já nem tão novos e-tron S Sportback e RS e-tron GT

O Audi e-tron S Sportback é um SUV com estilo cupê, com 4,90m de comprimento e 2,92m de distância entre-eixos

 

Depois de ter feito o lançamento do e-tron S Sportback e do RS e-tron GT em maio passado, a Audi resolveu fazer um “tour” pelas principais capitais do país para mostrar o que os modelos elétricos têm que justifique preços tão exorbitantes. Ambos já estão disponíveis para a venda, sendo que o e-tron S Sportback tem preço de R$ 779.990, e o RS e-tron GT, R$ 979.990, com entrega prevista para 2022. O Vrum até deu uma “voltinha” nos carros, mas foi o suficiente para dizer apenas, legal!


Entusiasmada com o crescimento das vendas de carros elétricos no Brasil, a Audi amplia as opções de modelos da família e-tron no mercado nacional. Apesar dos preços elevados, a marca alemã acredita em bons volumes de vendas, considerando a tecnologia disponibilizada em seus modelos. O e-tron S Sportback chega para se posicionar no terceiro lugar da família e-tron, o SUV elétrico estilo cupê que impressiona pelo bom desempenho.


Com 4,90m de comprimento, 1,97m de largura, 1,61m de altura e 2,92m de distância entre-eixos, o SUV tem estilo robusto, com porta-malas de 555 litros. Na frente do carro, onde seria o cofre do motor, outro compartimento com capacidade de 60 litros abriga o cabo com o plug para fazer a recarga das baterias. O interior traz muita sofisticação, com duas telas táteis que exibem os controles do Audi MMI e do ar-condicionado digital.


O SUV cupê tem formas robustas e é equipado com rodas de liga leve de 21 polegadas

A carroceria de linhas fluidas faz o Audi e-tron S Sportback ter um coeficiente aerodinâmico (cx) de 0,26. Além disso, o modelo tem o assoalho totalmente plano e reforçado, para proteger as baterias e sistema elétrico, e entradas de ar ajustáveis, para otimizar o aspecto aerodinâmico. O SUV elétrico tem ainda sistema de recuperação de energia que atua a maior parte do tempo com o trabalho dos motores, além de frenagens e desacelerações. O modelo conta ainda com um eficiente sistema de refrigeração das baterias e suspensão a ar adaptativa, que possibilita alterar a altura em relação ao solo.


O Audi e-tron S Sportback tem dois motores elétricos na traseira e um na dianteira, produzindo potência combinada de 503cv e torque máximo de 99,3kgfm. Os três são alimentados por uma bateria de 95kWh, dividida em 36 módulos independentes, instalada sob os bancos. Equipado com o sistema de tração quattro, o SUV elétrico tem o torque despejado diretamente nas quatro rodas, permitindo aceleração até 100km/h em 4,5 segundos e máxima limitada eletronicamente em 210km/h. Em tomadas de até 22kW, a recarga completa da bateria pode ser feita em 4h25. Já na tomada de 150kW, o tempo de recarga cai para 40 minutos.


Entre os sistemas de assistência disponíveis no e-tron S Sportback, destaque para assistente de farol alto, controle de cruzeiro adaptativo (ACC), Audi Side Assist com exit Warning, Audi Pre Sense Front, Active Lane Assist, Head-up Display e câmera de visão noturna. O pacote de itens de série traz ainda rodas de liga leve de 21 polegadas, bancos dianteiros esportivos com aquecimento e ventilação, pinças de freio na cor laranja, faróis full LED digital Matrix, sistema de som Bang & Olufsen, teto solar panorâmico e MMI navegação plus.

Com muita sofisticação no acabamento, o e-tron S Sportback traz o tradicional Audi Cockpit, que deixa os comandos à mão do motorista


Mas se você achou alto o preço de R$ 779.990 para o e-tron S Sportback, saiba que ele tem alguns opcionais que podem fazer o valor ficar um pouco mais elevado. A lista inclui o retrovisor externo em carbono (R$ 6 mil), retrovisores virtuais (R$ 15 mil), Night Vision Assist (R$ 21 mil) e cores exclusivas da carroceria (R$ 40 mil). Somando tudo, a brincadeira pode chegar aos R$ 862 mil.

O Audi RS e-tron GT é o modelo mais potente que a marca já produziu no mundo

ESPORTIVO Mas se o seu gosto for por um modelo mais esportivo, no estilo cupê de duas portas, a opção sugerida pela Audi é o RS e-tron GT. Com 4,98m de comprimento, 1,96m de largura, 1,41m de altura e 2,89m de distância entre-eixos, o modelo tem porta-malas de 350 litros e outro compartimento na dianteira de 85 litros. Trata-se do Audi mais potente já produzido em série no mundo e pode ter inúmeros itens de personalização para proporcionar unidades exclusivas.


Com um motor elétrico na dianteira e outro na traseira, o RS e-tron GT despeja 646cv de potência, com torque máximo de 84,7kgfm. Equipado com sistema de tração quattro elétrico, suspensão a ar adaptativa com controle de amortecimento, eixo traseiro dinâmico e bloqueio do diferencial, o esportivo acelera até 100km/h em apenas 3,3 segundos e tem a máxima limitada eletronicamente em 150km/h. O sistema de freios traz discos revestidos com uma camada de carboneto de tungstênio.


O cupê esportivo de duas portas tem coeficiente aerodinâmico de 0,24, além de muita tecnologia

Por ser muito veloz e silencioso, o Audo RS e-tron GT traz dois alto-falantes externos na frente e traseira, além de mais dois internos, que simulam o barulho do motor para alertar pedestres e para o prazer de quem dirige. A bateria de 93,4kWh é dividida em 33 módulos e tem garantia de oito anos ou 160 mil quilômetros. Nas tomadas de até 11kW, a recarga da bateria pode ser feita em 8h50, e nas de 270kW, em 23 minutos.


Com coeficiente aerodinâmico cx de 0,24, o esportivo elétrico conta com vários sistemas para reduzir o consumo de energia e otimizar a performance. Traz os mesmos itens de série do e-tron S Sportback e mais faróis full LED Matrix com laser light, Park Assist Plus e bancos esportivos RS Pro. Além de pagar R$ 979.990, você pode escolher entre os opcionais soleiras das portas RS em fibra de carbono (R$ 4.500), capa dos retrovisores externos em fibra de carbono (R$ 6 mil), teto em carbono (R$ 33 mil), pacote exterior em fibra de carbono (R$ 38 mil), pacote carbono completo (R$ 77 mil), Night Vision Assist (R$ 21 mil) e cores exclusivas para a carroceria (R$ 40 mil).


O RS e-tron GT tem várias tecnologias de assistência à condução, como o Park Assist Plus

São modelos tão caros e exclusivos que a Audi disponibilizou apenas duas unidades de cada para que a imprensa especializada de Belo Horizonte pudesse dar uma “volta na praça” para “conhecer” os carros. Claro que é impossível fazer qualquer tipo de avaliação dirigindo tão pouco os carros. As únicas afirmações que podemos fazer é que ambos são realmente caros, andam muito, mas enfrentam concorrência pesada.