O Volkswagen Taos chegou no segmento dos SUVs médios fazendo barulho. Veio para importunar o líder Jeep Compass e o também recém-lançado Toyota Corolla Cross. Trata-se de um segmento muito cobiçado, e para se dar bem nele é preciso conciliar estilo, bom desempenho, conteúdo e preço. O VW Taos não apresenta ousadia em suas linhas e preserva a identidade da marca, mas é bem equipado e, apesar de não ter o motor mais potente, garante bom desempenho. O modelo merecia um pouco mais de zelo no acabamento.
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O Taos chegou para se posicionar entre a versão de topo de linha do T-Cross, a Highline 250 TSI (R$ 139.890), e o Tiguan Allspace R-Line 350 TSI de sete lugares (R$ 236.090). Comparado com os dois principais concorrentes no segmento de SUVs médios (Jeep Compass e Corolla Cross), o Taos é o que tem o motor menos potente, mas pode agradar pelo estilo, que é subjetivo, e pelo conteúdo, por ter alguns sistemas de auxílio à condução e outros mimos.
ACABAMENTO À primeira vista, o acabamento interno do Taos parece muito sofisticado, com couro em duas cores revestindo os bancos e em detalhes dos painéis das portas. O painel tem uma faixa em couro bege e outra com pintura brilhante, além de iluminação embutida. Mas a parte superior do painel e nas portas tem acabamento com plástico duro. Pelo preço e pela proposta, o Taos merecia material de toque mais macio e de melhor aparência.
MULTIMÍDIA O VW Taos traz de série o VW Play, com tela tátil de 10,1 polegadas, conectividade por Apple CarPlay e Android Auto. É fácil de interagir e permite acesso a streaming de música, rádio, Bluetooth, além de aplicativos como Meu VW, Skeelo Audiobooks, Estapar, iFood, 12mim Microbooks, Play Kids, Porto Seguro, Get in, Sem Parar, Spotify e Waze. Tem Wi-Fi nativo também, com pacote de dados a parte.
DIRIGINDO O motor 1.4 turbo de 150cv pode não ser o mais potente entre os concorrentes, mas dá conta do recado. Tem bom torque já em baixas rotações, com respostas rápidas às acelerações. O carro é ágil no trânsito urbano e seguro na estrada, com boas retomadas de velocidade. O câmbio automático de seis velocidades atua de forma suave, com trocas sem tranco, e tem bom escalonamento das marchas, proporcionando o melhor aproveitamento da força do motor.
Para fazer as mudanças de marchas manuais basta mover a alavanca para a direita, na posição S, e empurrar para frente para aumentar ou para trás, para reduzir. Ou então você pode usar as aletas atrás do volante, para sentir o carro mais nas mãos. Motor e câmbio “conversam” de forma inteligente e garantem bom desempenho. No nosso teste, com etanol no tanque, o computador de bordo registrou consumo médio de 6,4km/l na cidade e 7,7km/l na estrada. Números piores do que os anotados pelo Inmetro.
A direção com assistência elétrica tem boa calibragem, se mostrando leve em manobras e mais pesada em velocidades elevadas. Em manobras em espaços apertados é preciso paciência, pois o diâmetro de giro é grande, exigindo o vai e vem para sair de vagas.
CONCORRENTES Na prática, o VW Taos tem mais pontos fortes do que fracos. Vai dar trabalho para o líder do segmento, o Jeep Compass, que agora tem nova opção de motor, o 1.3 turbo de 185cv de potência máxima e 27,5kgfm de torque. Sua versão compatível com o Taos Highline é a Série S T270, que tem preço sugerido de R$ 203.490, e o mesmo nível de equipamentos. Já o Corolla Cross XRE tem motor 2.0 de 177cv de potência máxima e torque de 21,4kgfm. O Preço sugerido é de R$ 157.090, mas a lista de equipamentos é menos recheada.
FICHA TÉCNICA
MOTOR (*)
Dianteiro, transversal, quatro cilindros em linha, 1.395cm³ de cilindrada, 16 válvulas, flex, que desenvolve potência de 150cv (gasolina/etanol) a 5.000rpm, e torque de 25,5kgfm (g/e) entre 1.400rpm e 4.000rpm
TRANSMISSÃO (*)
Tração dianteira, com câmbio automático de seis marchas
SUSPENSÃO/RODAS/PNEUS (*)
Dianteira, independente, do tipo McPherson; e traseira, independente, multibraço/de liga leve de 8x18 polegadas/215/55 R18
DIREÇÃO (*)
Do tipo pinhão e cremalheira, com assistência elétrica
FREIOS (*)
A discos ventilados na dianteira e discos sólidos na traseira, com ABS
CAPACIDADES (*)
Do tanque, 51 litros; porta-malas, 498 litros; e de carga útil (passageiros mais bagagem), 470 quilos
PESO (*)
1.420 kg
DIMENSÕES (*)
Comprimento, 4,46m; largura, 1,84m; altura, 1,62m; distância entre-eixos, 2,68m; e altura livre do solo, 18,5cm
ÂNGULOS
De entrada, 19 graus; de saída, 26,3 graus
PERFORMANCE (*)
Velocidade máxima de 194km/h (g/e)
Aceleração até 100km/h em 9,3 segundos (g/e)
CONSUMO (**)
Cidade: 10,2km/l (g) e 7km/l (e)
Estrada: 12,5km/l (g) e 9km/l (e)
(*) Dados dos fabricantes
(**) Dados do Inmetro
(g) gasolina; (e) etanol
EQUIPAMENTOS
DE SÉRIE – Controle adaptativo de velocidade e distância (ACC), frenagem autônoma de emergência (AEB), sistema de alarme anti-furto com comando remoto, seis airbags, oito alto-falantes, APP-connect (Apple Carplay wireless e Android Auto via cabo) e conexão com a internet via Smartphone, ar-condicionado Climatronic com ajuste de temperatura de duas zonas, sistema Isofix, assistente para partida em subida, assistente traseiro de saída de vaga, bancos dianteiros aquecíveis e com ajustes elétricos para o motorista, carregamento de celular por indução, controle eletrônico de estabilidade (ESC) e de tração (ASR), câmera traseira, descansa-braços central com porta-objetos, saída traseira do ar-condicionado, detector de fadiga, detector de pedestre, detector de ponto cego, três entradas USB tipo C, retrovisores eletricamente ajustáveis, rebatíveis e aquecíveis com função tilt down do lado direito, faixa de luz de LED na grade frontal, faróis com sistema de iluminação IQ-LIGHT com ajuste de faixa automática e luzes de curvas dinâmicas, faróis em ECO LED com função Coming&Leaving home e luz de condução diurna em LED integrada, freio de estacionamento eletromecânico, Iluminação ambiente no painel e painéis das portas frontais, iluminação no porta-malas, indicador de controle de pressão dos pneus, sistema de frenagem automática pós-colisão, lanternas traseiras em LED, painel de instrumentos digital programável 10,25", porta-luvas iluminado e refrigerado, rack de teto longitudinal na cor prata anodizada, revestimento dos bancos parcialmente em couro, rodas de liga leve 18", seleção de modo de condução, sensores de chuva e crepuscular, sensores de estacionamento dianteiros e traseiros, sistema Kessy (acesso ao veículo sem o uso da chave e botão para partida do motor) multimidia VW Play com tela de 10", leitor de MP3, sistema Start-Stop com reaproveitamento da energia de frenagem, tomadas de 12 volts no porta-malas e no console central, vidros elétricos dianteiros e traseiros com função one touch e volante multifuncional revestido em couro com shift paddles.
OPCIONAIS – Teto solar panorâmico (R$ 5.520), pintura metálica em duas cores (bege Mojawe e preto Mistic, R$ 1.410), pintura sólida (branco) R$ 595,00, pacote edição de lançamento (R$ 3.750, com retrovisores pintados em preto, interior exclusivo com revestimento dos bancos parcialmente em couro, rodas de liga leve 18" escurecidas, sistema de som Beats com oito alto-falantes e teto pintado em preto).
QUANTO CUSTA
O Volkswagen Taos é vendido na versão Comfortline 250 TSI a partir de R$ 155.585. Já a versão Highline 250 TSI, topo de linha, tem preço sugerido de R$ 181.790 e com todos os opcionais chega a R$ 192.470