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Estado de Minas

Espaço do leitor - 25/04/09

Reservamo-nos o direito de editar as cartas e e-mails


postado em 25/04/2009 16:54

Peugeot
Leitor reclama de atendimento ruim
Luciano Adjafre - Belo Horizonte

Em virtude das queixas registradas pelos leitores Davi Augusto Fonseca de Faria (11/02/2009) e Rodrigo Otávio Burgos de Souza Lima (25/02/2009), mostro aqui a minha indignação. Quem tem automóvel Peugeot, em Belo Horizonte, está "lascado", pois as duas concessionárias deixam a desejar: a Vernon, que, apesar da cortesia do atendimento, dificilmente consegue sanar todos os problemas do carro reclamados pelo proprietário, pois sempre fica um defeito pendente, o qual nem sempre consegue ser resolvido na visita seguinte à oficina; e a Bordeaux que, além de não resolver o problema do carro, ainda o devolve manchado e amassado, como ocorreu com meu 307 Sedan. Essa última concessionária já foi, inclusive, objeto de duas correspondências minhas à seção de Cartas do caderno Veículos, as quais narravam em detalhes os absurdos ocorridos. No entanto, a Peugeot do Brasil me parece uma empresa séria, pois, na maioria das vezes, demonstrou interesse nas minhas reclamações, e, em algumas delas, apresentou soluções, como certa vez em que me concedeu um crédito no valor de uma bateria nova que tive de comprar, embora a minha ainda estivesse em garantia. Gostaria de saber que providências a Peugeot do Brasil tem tomado - se é que tomou alguma - em relação à chuva de queixas que jorra a respeito das suas concessionárias localizadas em Belo Horizonte, facilmente constatada por qualquer leitor desse
conceituado periódico.

Peugeot
Primeiramente, lamentamos os transtornos pelos quais o cliente passou com seu Peugeot 307 SD Feline 2.0 e agradecemos suas colocações, pois, ao tomarmos conhecimento desses fatos, podemos tomar medidas para aperfeiçoar os serviços prestados. Informamos que o departamento de qualidade das concessionárias mencionadas já está ciente do ocorrido e as providências estão sendo tomadas internamente. Acreditamos que o relacionamento com nossos clientes não se encerra no ato da compra de um veículo, mas se estende ao nosso compromisso com a qualidade, com a prestação de serviços e o atendimento. Assim, frisamos a importância de recebermos relatos sobre os serviços e atendimento prestados pelas revendas autorizadas, pois dessa forma podemos implementar medidas para a melhora constante.

Vernon
Estamos mantendo contato com o cliente desde dezembro do ano passado com a finalidade de que ele traga o veículo à concessionária para que seja feita a verificação dos reclames e fornecimento de um orçamento dos reparos devidos. Inicialmente, ficou acertado entre o cliente e o funcionário responsável pela qualidade, uma visita na segunda quinzena de janeiro, porém, o cliente não imobilizou o veículo em nossa oficina para que pudéssemos auxiliá-lo. Após esse contato, a concessionária fez mais duas tentativas e o proprietário do veículo informou que ainda não tinha uma data disponível para deixar o automóvel em nossa concessionária. Diante dos fatos, a Vernon reitera que está à disposição do cliente para a verificação das questões reclamadas.

Bordeaux
A última passagem do cliente em nossa oficina foi em novembro de 2007. Para atendermos melhor e mais rapidamente todos os nossos clientes, continuamos investindo fortemente na atualização e no aumento da capacidade da nossa oficina. Do mesmo modo, aperfeiçoamos nossos processos de atendimento e qualificação técnica dentro do quadro de certificação ISO 9001, que temos desde 2001.



Fox
Freio falha sempre e bateria descarrega
Wanderley da Costa Campos - Belo Horizonte

Em novembro do ano passado, comprei um Fox Trend zero-quilômetro, à vista, na Mila Veículos, para minha esposa e filha. Aí começou meu pesadelo. Ao sair da agência, na Avenida Antônio Carlos, ao pisar pela primeira vez no freio, o pedal endureceu e acabou falhando. Como saí de lá após as 19h, a loja já estava fechada e não tive como retornar. Consegui chegar em casa e, no dia seguinte, comuniquei à concessionária o ocorrido, que pediu que eu levasse o carro até lá. Ao deixar o automóvel na concessionária, me foi pedido para retornar na parte da tarde. Segundo o funcionário da Mila, foi realizado um "raio x" do carro e enviado para a fábrica. Após me devolver o veículo, ele me pediu também para aguardar um telefonema da empresa. Passados alguns dias, recebi um telefonema da Mila pedindo que levasse o carro à concessionária, pois havia chegado, de São Paulo, um técnico para fazer um recall nele, já que outros carros apresentavam o mesmo problema. Chegando lá, relatei que o freio havia falhado mais vezes e, por pouco, não ocorreu um acidente e falei também sobre o problema da bateria, que descarregava, e propus a troca por uma melhor. Feito o recall, o veículo foi liberado e minha esposa e filha passaram a utilizá-lo normalmente. Mesmo nos dias em que o automóvel não era usado, à noite eu o ligava para a bateria não descarregar. Em 7 de março deste ano, devido ao problema no freio, minha filha acabou batendo numa caixa de incêndio, mas, por sorte, não havia outros veículos e pessoas. No dia seguinte, o carro foi rebocado pela assistência VW e entrou na concessionária Mila em 9 de março. Passados alguns dias, recebi uma ligação da concessionária, dizendo que só iriam trocar a mangueira do freio e não iriam reparar os danos sofridos no Fox. E mais, eu teria que rodar com o carro para ver se ele iria continuar falhando. Pense bem! Viajo muito pela BR-381. Imagine se o freio faltar numa curva ou descida dessa BR. A Mila Veículos não pensou bem na gravidade do problema. Comprei um carro zero km, justamente para não ter problemas. O automóvel está na concessionária, dentro da garantia, mas, até agora, não tive um retorno.

Mila
Informamos que o caso está sendo analisado pela Volkswagen.

Volkswagen
Informamos que estamos fazendo uma apuração da ocorrência junto à concessionária e, nesse sentido, tomaremos as medidas necessárias para a solução do caso.

NR: O leitor informou que o problema foi solucionado com a troca do carro defeituoso por um novo.



Consumo
Novo Gol anda bebendo muito no trânsito urbano
Jairo Mariano - Ariquemes (RO)

Gostaria de sugerir uma matéria sobre o excessivo consumo de combustível do novo Gol, pois, no caso do meu carro, o consumo está sendo de 5 km/l na cidade, tanto com álcool ou gasolina. Por meio de um fórum de discussões (http://www.novogolclube.com.br), pude ver que a insatisfação não é só minha. Já fui três vezes em concessionárias diferentes e todos dizem a mesma coisa após uma análise: está tudo normal. Na minha concepção, um carro 1.0 gastar 5 km/l não é normal. Fiz contato com a fábrica várias vezes, mas não obtive retorno.

Volkswagen
Conforme informações da gerência técnica do concessionário Saga, depois das correções e testes realizados na presença do cliente, o veículo apresentou comportamento dentro das normas e padrões de qualidade preconizados pela Volkswagen, sendo liberado o 21 de março.

NR: O leitor informou que foram feitos apenas testes, e não reparos. O problema não foi resolvido e o consumo de combustível continua alto. Ele declarou também que pensa em acionar a Justiça.



TRIBUNA
Manoel Oliveira de Lima - Rio Piracicaba (MG)

Penso que o congestionamento que ocorre na BR-381 BH/Vitória seja devido à estratégia da Polícia Rodoviária Federal de obrigar os veículos a fazerem uma curva de quase 90 graus, em frente ao posto de Sabará. Imagine uma carreta bi-trem. Esse tipo de veículo não é capaz de fazer a curva a mais de 10 km/h, e isso se transforma no maior gargalo da pista nos dois sentidos. Sugiro à Polícia Rodoviária Federal que "teste" o procedimento de liberar as pistas centrais, para vermos o resultado. Não custa nada experimentar. Não tenhamos medo das mudanças.

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