O Toyota Corolla Cross chegou ao mercado brasileiro com a difícil tarefa de enfrentar o líder Jeep Compass e o recém-chegado Volkswagen Taos, além de outros modelos que fazem volume no segmento dos SUVs médios. Testamos a versão híbrida, que tem potência combinada de 122cv, e que, por enquanto, surfa sozinha na onda, já que o Compass eletrificado ainda não foi lançado por aqui. O Corolla Cross Hybrid chama a atenção pela frente imponente, tem bom acabamento interno e ampla lista de equipamentos. Seu desempenho é satisfatório, sem ser empolgante, mas o baixo consumo de combustível é ponto favorável.
Leia Mais
Carros usados caros e zero km em falta? Entenda os motivos Nissan Versa precisa aprimorar custo-benefício para derrubar concorrentesTestamos o Fiat 500e, subcompacto que tem motor elétrico e muita tecnologiaJeep Commander Overland TD380: destaque para conteúdo, desempenho e preçoVolvo XC40 elétrico é lobo em pele de cordeiro e conta com muita tecnologiaToyota apresenta o bZ4X, protótipo do seu primeiro veículo 100% elétricoAudi mostra em BH os já nem tão novos e-tron S Sportback e RS e-tron GT
Apesar de ter alguns detalhes no visual que fazem alusão ao estilo aventureiro, o Corolla Cross é um típico SUV médio urbano, com tração dianteira. Comparado ao sedã do qual herdou o nome, é menor no comprimento e na distância entre-eixos, mas é maior na largura e na altura. O porta-malas o Corolla também é maior, pois disponibiliza 470 litros de volume, contra 440 litros do SUV médio. Além disso, o sedã tem suspensão traseira independente multibraço, enquanto no Corolla Cross é com eixo de torção.
VISUAL A semelhança positiva que existe entre o sedã e o SUV é o estilo um pouco mais ousado, fugindo das linhas conservadoras que sempre pontuaram os modelos da marca. O Corolla Cross tem a frente imponente, com grade do tipo colmeia, pintada em preto brilhante e emoldurada por um friso cinza.
ACABAMENTO Neste quesito, o Corolla Cross não decepciona. O acabamento é de boa qualidade, com couro bege revestindo os bancos e material emborrachado na mesma cor aparece no painel principal e nos painéis das portas, que têm ainda detalhes em couro preto e plástico imitando alumínio. O teto tem acabamento todo em preto e traz um pequeno teto solar que abrange só a área dos bancos dianteiros. O painel traz também detalhes em preto brilhante e cromado.
No painel, o motorista visualiza os sistemas de alerta de colisão e manutenção de faixa, alertas de ponto cego e tráfego traseiro, controle de cruzeiro adaptativo (ACC) e ainda identifica quando está usando apenas o propulsor à combustão, ou quando os motores elétricos estão atuando e quando está ocorrendo regeneração de energia por frenagem ou desaceleração. Ali é possível conferir, ainda, a média de consumo de combustível com a pontuação na zona Eco.
MULTIMÍDIA O Toyota Corolla Cross na versão XRX é equipado com sistema multimídia com tela tátil flutuante de oito polegadas, mas também traz comandos físicos. O sistema conta com rádio AM/FM, conexão com celular por Android Auto e Apple CarPlay, uma entrada USB e uma tomada de 12V na frente e câmera de ré. O sistema não traz GPS nativo. É preciso usar aplicativos para navegar. Pela tela da central multimídia é possível acompanhar informações sobre a viagem, visualizar a utilização dos motores e a quantidade de energia regenerada.
DIRIGINDO O desempenho do Toyota Corolla Cross híbrido é aquele que se pode chamar de satisfatório, sem muito entusiasmo.
CONCORRENTES A versão XRX do Toyota Corolla Cross Hybrid tem preço sugerido de R$ 193.390.
FICHA TÉCNICA
MOTOR/HÍBRIDO (*)
Combustão interna: dianteiro, transversal, flex, quatro cilindros em linha, 1.798cm³ de cilindrada, com potências máximas de 98cv (gasolina) e 101cv (etanol) a 5.200rpm e torque máximo de 14,5kgfm a 3.600rpm. Dois motores elétricos: potência máxima de 72cv e torque máximo de 16,6kgfm. Potência combinada de 122cv
TRANSMISSÃO (*)
Tração dianteira e Hybrid Transaxle CVT com botão seletor: Normal, ECO, Power e EV (Electric Vehicle)
SUSPENSÃO/RODAS/PNEUS (*)
Dianteira, independente, do tipo McPherson, com barra estabilizadora; e traseira, eixo de torção e barra estabilizadora/liga leve, de 8x18 polegadas/225/50 R18
DIREÇÃO (*)
Do tipo pinhão e cremalheira, eletroassistida progressiva (EPS)
FREIOS (*)
A discos ventilados nas rodas dianteiras e sólidos nas traseiras, com ABS e distribuição eletrônica de frenagem (EBD) e sistema de assistência à frenagem (BAS)
CAPACIDADES (*)
Peso, 1.450 quilos; porta-malas, 440 litros; tanque de combustíel, 36 litros; de carga útil (passageiros e bagagem), 450kg
DIMENSÕES (*)
Comprimento, 4,46m; largura, 1,82m; altura, 1,62m; distância entre-eixos, 2,64m; altura livre do solo, 16,1cm
DESEMPENHO (*)
Velocidade máxima de 170km/h (e)
Aceleração até 100km/h em 13 segundos
CONSUMO (**)
Na cidade: 17km/l (g)/11,8km/l (e)
Na estrada: 13,9km/l (g)/9,6km/l (e)
(*) Dados do fabricante
(**) Dados do Inmetro
EQUIPAMENTOS
DE SÉRIE: Sistema multimídia Toyota Play%2b com tela tátil de oito polegadas, rádio AM/FM, função MP3, entrada USB, Bluetooth e conexão para smartphones e tablets Android Auto e Apple CarPlay, retrovisores externos eletro-retráteis e com rebatimento automático ao fechar o veículo, função tilt down e alerta de ponto cego (BSM), rodas de liga leve de 18 poelegadas com acabamento na cor preta e diamantada, teto solar elétrico com função antiesmagamento. rack de teto longitudinal, acabamento interno com partes revestidas de couro e material sintético bege, volante revestido em couro preto, retrovisor interno com antiofuscamento eletrocrômico, banco traseiro bipartido, rebatível e reclinável, cobertura retrátil do porta-malas, assistente de pré-colisão (PCS) com alerta sonoro e visual e, se necessário, frenagem automática, sete airbags, controles eletrônicos de estabilidade (VSC) e de tração (TRC), assistente de subida em rampa (HAC), sistema de assistência de permanência de faixa (LTA), com função de alerta de mudança de faixa (LDA), controle de velocidade de cruzeiro adaptativo (ACC), alarme volumétrico e perimétrico, acendimento automático dos faróis e lanternas em LED e luzes diurnas (DRL) nas lanternas dianteiras, farol alto automático (AHB), sensor de estacionamento dianteiro, traseiro e alerta de tráfego traseiro (RCTA), computador de bordo com visor multifunção e tela TFT de sete polegadas digital e colorida, indicador de direção econômica (Hybrid System), Start Button/Push Start e Smart Entry, ar-condicionado dual zone automático digital frio e quente com duto traseiro, banco do motorista com regulagem elétrica para oito ajustes (altura, distância, inclinação do encosto e inclinação do assento) e do passageiro dianteiro para quatro ajustes (distância e inclinação), e limpador do para-brisa intermitente com sensor de chuva.
OPCIONAIS: Pintura metálica (R$ 1.950) ou perolizada (R$ 2.250)
QUANTO CUSTA?
O Toyota Corolla Cross XRX tem preço sugerido de R$ 193.390. Com pintura metálica sobe para R$ 195.340, e perolizada, R$ 195.640.