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Estado de Minas GERAÇÃO Z

Kawasaki apresenta a nova Z 900, modelo 2021, com preço de R$ 47.990

A nova geração da Z 900, equipada com motor de quatro cilindros em linha, incorpora eletrônica e ajustes no visual, mas mantém a identidade naked agressiva


postado em 14/07/2020 15:06

A eletrônica da nova Kawasaki Z 900 permite modular potência e controle de tração(foto: Kawasaki/Divulgação)
A eletrônica da nova Kawasaki Z 900 permite modular potência e controle de tração (foto: Kawasaki/Divulgação)
 

Através da internet, a Kawasaki do Brasil lançou a nova naked Z 900 no último dia 7 de julho. Porém, a moto já esteve no Brasil, mostrada no Salão Das Duas Rodas, no fim de 2019, logo em seguida à sua apresentação mundial na Itália. O modelo chega às concessionárias em agosto, com preço promocional em pré-venda de R$ 45.990, até 31 de julho, e R$ 47.990 após esta data. A nova Z 900 incorpora atualizações no visual, embora, sem descaracterizar sua identidade, e também no motor, que passa a contar com um extenso pacote eletrônico.


A linha Z da Kawasaki nasceu em 1972, com o lançamento do modelo Z1, equipado com o mais potente motor de quatro cilindros em linha da época, que fornecia 82cv. A moto assombrou o mundo de tal forma, que a Kawasaki reeditou o modelo em 2017, agora rebatizado de Z 900 RS (também comercializado no Brasil), com visual semelhante à original, mas tecnologia atual e conjunto mecânico exatamente da Z 900. Passado quase 50 anos, os dois modelos, entretanto, seguem caminhos diferentes. A nova Z 900 é uma naked mais esportiva, estilo “street fighter”.

O estilo naked ficou mais agressivo, com detalhes recortados(foto: Kawasaki/Divulgação)
O estilo naked ficou mais agressivo, com detalhes recortados (foto: Kawasaki/Divulgação)

MINIMALISTA A nova geração da Z 900 ganhou conjunto de iluminação totalmente em LED, com bloco dos faróis mais recortados e agressivos, assim como as aletas laterais do tanque e nova traseira minimalista. A lanterna de freio, contudo, conserva a marca Z estilizada, que caracteriza os modelos atuais da família. O painel agora é em tela TFT de 4,3 polegadas (10,9cm), que pode ter fundo escuro ou branco, e três níveis de luminosidade. Entre as funções de praxe, conta com o computador de bordo e a luzinha regulável shift light, que indica o momento ideal de trocar as marchas.

A suspensão dianteira é invertida com tubos de 41mm de diâmetro e 120mm de curso(foto: Kawasaki/Divulgação)
A suspensão dianteira é invertida com tubos de 41mm de diâmetro e 120mm de curso (foto: Kawasaki/Divulgação)

O painel em tela TFT permite o espelhamento do celular(foto: Kawasaki/Divulgação)
O painel em tela TFT permite o espelhamento do celular (foto: Kawasaki/Divulgação)

O painel também permite o espelhamento do celular, via Bluetooth, e por meio do aplicativo (da Kawasaki) Rideology, permitindo acesso ao histórico da moto, dados de pilotagem, notificações, navegação etc, incluindo mapas de acerto para tocadas em track days. Curiosamente, o motor de 948cm³ é “arredondado” para 900cm em sua designação, quando normalmente as fábricas fazem o contrário, com motores menores “arredondados” para cima. Com isso, parte em ligeira “vantagem”. Os quatro cilindros em linha entregam 125cv a 9.500rpm e torque de 10,1kgfm a 7.700rpm.
O motor quatro cilindros em linha fornece 125cv e 10,1kgfm de torque(foto: Kawasaki/Divulgação)
O motor quatro cilindros em linha fornece 125cv e 10,1kgfm de torque (foto: Kawasaki/Divulgação)

GUERREIRA A eletrônica, porém, permite um amplo aproveitamento da cavalaria. São três níveis de controle de tração, sendo o nível 1 menos intrusivo e o nível 3 mais intrusivo, além da possibilidade de desligar o recurso. A potência também pode ser modulada na posição Low, com 55%, e Full, com 100%. A eletrônica permite quatro mapas de motor preestabelecidos: Sport, Road, Rain e Rider. O modo Rider possibilita combinar livremente os níveis de controle de tração e de potência, inclusive durante a pilotagem com um seletor no punho esquerdo.

O freio dianteiro conta com dois discos de 300mm e pinça Nissin de quatro pistãos(foto: Kawasaki/Divulgação)
O freio dianteiro conta com dois discos de 300mm e pinça Nissin de quatro pistãos (foto: Kawasaki/Divulgação)

O quadro diamond é em tubos de aço em treliça, e o peso já abastecida de 212kg(foto: Kawasaki/Divulgação)
O quadro diamond é em tubos de aço em treliça, e o peso já abastecida de 212kg (foto: Kawasaki/Divulgação)

O câmbio tem seis marchas, com embreagem assistida e deslizante. A suspensão dianteira é invertida com tubos de 41mm de diâmetro e 120mm de curso, com regulagens na pré-carga, compressão e retorno. A suspensão traseira é do tipo mono, disposta quase horizontalmente, com regulagens na pré-carga e retorno e curso de 140mm. O freio dianteiro conta com dois discos de 300mm e pinça Nissin de quatro pistãos. Atrás, um disco de 250mm, com pinça de um pistão, ambos com ABS. O quadro diamond é em tubos de aço em treliça, e o peso já abastecida de 212kg.
São três níveis de controle de tração, sendo o nível 1 menos intrusivo e o nível 3 mais intrusivo(foto: Kawasaki/Divulgação)
São três níveis de controle de tração, sendo o nível 1 menos intrusivo e o nível 3 mais intrusivo (foto: Kawasaki/Divulgação)

 

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