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Estado de Minas

FIAT UNO MILLE FIRE 1.0 8V MPI GASOLINA 4P 2005


postado em 04/01/2006 07:05

AVALIAÇÃO TÉCNICA

ESPAÇO INTERNO
O Uno é imbatível neste quesito e tem uma das melhores habitabilidades no segmento dos compactos. O segredo do Uno são as formas retilíneas. O Celta não é ruim, mas três ocupantes no banco traseiro têm espaço limitado.
CELTA ** UNO ***

PORTA-MALAS
Vantagem para Uno que tem 270 litros de capacidade para bagagem, que é considerada boa para o segmento também. O Celta perde com 260 litros, porque qualquer espaço a mais faz diferença.
CELTA ** UNO ***

CÂMBIO
Os engates do Uno, no veículo testado, estavam macios, leves e precisos. E as relações de transmissão são bem escalonadas. Os engates do Celta são também bons e não comprometem a dirigibilidade. As relações de transmissão são bem curtas, o que facilita não só a saída da inércia, principalmente em aclives, mas também as retomadas de velocidade.
CELTA **** UNO ***

SUSPENSÃO
São muito parecidas nos dois modelos: privilegiam estabilidade em detrimento do conforto. Ambas transferem as imperfeições do piso para dentro do habitáculo com muita intensidade. No asfalto liso, não há problemas. Em compensação, o comportamento firme nas curvas transmite segurança.
CELTA *** UNO ***

MOTOR/DESEMPENHO
A vantagem é do Celta com 15 cv a mais: são 70 cv contra 55 cv. A cavalaria adicional aliada a um câmbio de relações curtas não deixa margem a dúvidas. Porém, isso não significa que o Uno seja ruim, pelo contrário, o Fiat dá a impressão de que é mais ágil porque é mais leve. O motor Fire proporciona desempenho muito bom pela baixa cilindrada (1.000 cm³). Os dois são ruidosos, mas o GM é mais barulhento e funciona em rotações elevadas pela alta taxa de compressão. O Celta não tem problemas em sair da inércia, mesmo em aclives acentuados. Ambos perdem muito com o ar-condicionado ligado.
CELTA **** UNO ***

ESTILO
O Celta é mais moderno e as linhas da carroceria são agradáveis. O Uno carrega o peso dos anos, mas a botinha ortopédica - apelido brasileiro quando do lançamento no segundo semestre de 1986 - do mestre Giugiaro ainda agrada. A reestilização não teve unanimidade e muitos torceram o nariz para a grade maior na dianteira e a mudança radical na tampa traseira. É que placa de licença no pára-choque faz com que o carro pareça que está com a suspensão um pouco caída. Mas gosto é subjetivo.
CELTA *** UNO ***

ERGONOMIA
Os comandos estão bem posicionados em ambos e são de fácil acesso para o motorista. A posição de dirigir é melhor no Uno, porque ser mais elevada. A anatomia dos bancos é que compromete o conforto em viagens longas. Levando- se em consideração a faixa de mercado, tanto Uno quanto Celta são razoáveis.
CELTA ** UNO **

CONFORTO
Modelos mais simples são equipados com poucos itens de conforto e conveniência. O Uno vence, porque tem a opção de vidros e travas de portas com comando elétricos, o que não ocorre no Celta. Os dois têm opção do ar-condicionado. O Uno oferece como acessório, não é opcional, a possibilidade de instalar a direção com assistência hidráulica na rede de concessionários.
CELTA ** UNO ***

CONSUMO
Os dois merecem nota máxima neste quesito. Apesar de os fabricantes declararem sempre números otimistas e dificilmente conseguidos pelos motoristas comuns, a economia de combustível é evidente em ambos.
CELTA ***** UNO *****

ACABAMENTO
Este é o ponto fraco de ambos. A Fiat deixa o motor do limpador/lavador traseiro aparente na tampa traseira, o que dá aspecto ruim. O do Celta é espartano demais. Além disso, o painel central carece de formas definidas. É tosco. A insonorização não é bem-feita e o nível de ruídos internos, elevado nos dois modelos.
CELTA * UNO *

SEGURANÇA
Equipamentos modernos: cinto com pré-tensionadores, air bags e sistema de freios ABS não são oferecidos nos dois modelos. O Celta ganha, porque os cintos de três pontos laterais do Uno não são retráteis, o que dificulta a regulagem e uso correto.
CELTA ** UNO *

RESULTADO
CELTA: 30
UNO: 30


CELTA
POSITIVO
* Desempenho
* Estabilidade
* Consumo

NEGATIVO
* Falta apoio de cabeça central atrás
* Aspereza do motor
* Acabamento

UNO
POSITIVO
* Espaço interno
* Estabilidade
* Consumo

NEGATIVO
* Ruídos internos
* Falta apoio de cabeça central atrás
* Cintos de três pontos traseiros não retráteis

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