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Estado de Minas

FIAT UNO MILLE FIRE 1.0 8V MPI FLEX 2P 2005


postado em 04/01/2006 07:15

AVALIAÇÃO TÉCNICA

ESPAÇO INTERNO
Nem mesmo o peso dos anos tira o mérito do projeto Uno em espaço interno. O compacto tem um dos melhores aproveitamentos no habitáculo. O do Celta é mais acanhado, principalmente no banco traseiro.
CELTA ** UNO ***

PORTA-MALAS
Outra vantagem do Fiat, que tem mais espaço para bagagem do que o Chevrolet. O pneu reserva fica no compartimento do motor do Uno, aliviando o porta-malas. A diferença de 30 litros a favor do Uno é significativa em carros pequenos.
CELTA ** UNO ***

CÂMBIO
Os engates de ambos têm precisão, mas estão longe de ser referência. Os do Fiat são mais leves e macios, enquanto os do Celta são esponjosos e o trambulador é ruidoso. As relações de transmissão estão muito curtas no Celta e não deixam a rotação cair, aproveitando toda a potência e torque oferecidos pelo motor.
CELTA *** UNO ***

SUSPENSÃO
O sistema de ambos dá ênfase à estabilidade, prejudicando o conforto. Tanto Celta quanto Uno são bons de curva. Em velocidades mais elevadas, o Uno ressente de pneus mais largos para a direção ter um pouco mais de peso. O Celta é equipado com pneus mais largos e o motorista sente mais o peso da direção. A suspensão do Celta é mais áspera.
CELTA ** UNO ***

MOTOR/DESEMPENHO
O Celta tem mais potência e o Uno, um pouco mais de torque (força). Entretanto, o carro da Fiat é 40 kg mais leve. Na prática, o Uno acelera mais e o Celta é mais rápido nas retomadas de velocidade.
CELTA *** UNO ***

ESTILO
O Uno foi lançado em 1984 e é um clássico. Quando chegou ao Brasil, recebeu o apelido de botinha ortopédica. Mas conquistou os consumidores. O Celta é um projeto moderno, de linhas harmoniosas. Aliás, uma das razões do sucesso do modelo é o estilo.
CELTA **** UNO ***

ERGONOMIA
Modelos de duas portas obrigam os ocupantes do banco dianteiro a se contorcer para afivelar o cinto de segurança, porque a coluna central (B) fica mais recuada. Os comandos têm boa localização nos dois carros. A posição do estepe do Uno no compartimento do motor facilita a remoção e colocação do pneu.
CELTA ** UNO ***

CONFORTO
Há poucos itens de conforto e conveniência nos dois. Carros dessa categoria não primam pelo conforto, mas o Uno perde, porque os cintos de segurança no banco traseiro não são retráteis e é preciso paciência para colocá-los. Um estorvo.
CELTA ** UNO *

CONSUMO
Outro item polêmico. Fabricantes divulgam números obtidos de acordo com a norma NBR 7024, o que dificilmente será reproduzido pelo usuário comum. Mas podem ser tomados como referência. Consumo em motores de baixa cilindrada depende da velocidade e maneira de dirigir. Ambos são pães-duros e consomem pouco tanto álcool quanto gasolina.
CELTA ***** UNO *****

ACABAMENTO
Não é o ponto forte dos dois modelos, mas a GM consegue produzir um carro com acabamento sofrível. A Fiat economizou tanto que tirou até revestimento plástico que encobre o motor do limpador traseiro. Empate.
CELTA * UNO *

SEGURANÇA
Outro quesito que não é aptidão de modelos despojados, mas a Fiat peca ao não oferecer cintos de três pontos retráteis no banco traseiro. Usar o cinto de três pontos não retrátil acaba com a paciência de qualquer um. Os apoios de cabeça dianteiros do Celta são fixos, ou seja, ineficazes em usuários de maior estatura.
CELTA * UNO *

RESULTADO
UNO: 29
CELTA: 27


CELTA
POSITIVO
* Consumo
* Relações de transmissão
* Desempenho

NEGATIVO
* Falta apoio cabeça e cinto de três pontos centrais atrás
* Ruídos internos
* Acabamento

UNO
POSITIVO
* Visibilidade
* Desempenho
* Consumo

NEGATIVO
* Ruídos em geral
* Acabamento
* Faltam apoio de cabeça e cinto

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