Publicidade

Estado de Minas

CITROEN BERLINGO MULTISPACE GLX 1.8 8V 2002


postado em 04/01/2006 07:50

AVALIAÇÃO TÉCNICA

PORTA-MALAS
Ambos são imensos e compatíveis com o tamanho e proposta dos veículos. Mas o Doblò leva a melhor porque a capacidade é de 750 litros conta 664 do Berlingo.
BERLINGO **** DOBLÒ *****

MOTOR
O Frances leva melhor sobre o italiano.O motor 1.8 de oito válvulas é mais adequado a veículos pesados como esses dois. O Fiat é o 1.6 16v que carece de força em baixa rotação.
BERLINGO *** DOBLÒ **

SEGURANÇA
Empate. Ambos oferecem equipamentos básicos (cintos de três pontos para todos e apoios decabeça também) e sofisticados de segurança, como ABS e airbgs
BERLINGO **** DOBLÒ ****

SUSPENSÃO
Neste quesito, a Citroen é imbatível. A especialidade da marca francesa é o sistema de suspensão. E a fiat pisou na bola ao equipar o seu furgão de passageiros com feixe de molas semi-elípticas na suspensão traseira que transfere com mais intensidade as imperfeições do piso para dentro do habitáculo. Mas a do Citroen não tem o chamado "stop" hidráulico nos amortecedores, para evitar o barulho da suspensão quando uma roda cai em um buraco.
BERLONGO *** DOBLÒ **

CONSUMO
Os dois veículos são pesados mas os motores não são "beberrões". O consumo irá depender do peso do pé no pedal da direita.
BERLINGO *** DOBLò ***

ESPAÇO INTERNO
Ambos têm de sobra tanto no banco dianteiro quanto no traseiro em altura, largura e longitudinal. A vantagem do Doblò é oferecer bancos opcionais no compartimento de bagagem.
BERLINGO *** DOBLÒ ****

DESEMPENHO
Embora o motor do Doblò tenha mais potência (106 cv) a cilindrada é menor. O do Berlingo é de maior cilindrada (1.8) e oito válvulas. Isso pode ser traduzido como mais fôlego em baixas rotações. A retomada de velocidade é melhor no francês.O do Fiat tem cabeçote multiválvulas e é mais eficaz em alta rotação. Porém, quando se liga o ar-condicionado,o desempenho do Doblò cai muito. Ponto para o Citroen.
BERLINGO *** DOBLÒ **

CONFORTO
Ponto para o Doblò. No Berlingo os ocupantes do banco traseiro ficam com as pernas inclinadas para trás,gerando desconforto em percursos longos.É semelhante ao de picape cabina dupla. O acesso ao banco traseiro fica mais fácil com as portas corrediças.O nível de ruídos internos é mais elevado no Berlingo.
BERLINGO ** DOBLÒ ***

ERGONOMIA
Os comandos do Doblò têm melhor localização, como a alavanca de câmbio posicionada no painel.O volante do Fiat tem também melhor pega assim como os engates do câmbios, que são mais macios. mas a posição dos comandos dos vidros é péssima nos dois modelos. Fica na parte central do painel.
BERLINGO ** DOBLÒ ***

ESTILO
Ambos são extravagantes.Porém, o estilo do Berlingo é mais comportado e de linhas mais suaves.A Fiat apostou mais na ousadia. Mas esse quesito é subjetivo. Empate
BERLINGO *** DOBLÒ ***

* RUIM
** REGULAR
*** BOM
**** MUITO BOM
***** ÒTIMO


BERLINGO
POSITIVO
* Motor
* Estabilidade
* Espaço Interno

NEGATIVO
* Ergonomia
* Posição do estepe
* Ruídos Internos

DOBLÒ
POSITIVO
* Espaço Interno
* Versatilidade
* Conforto

NEGATIVO
* Posição do estepe
* Visibilidade traseira
* Suspensão

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade