Publicidade

Estado de Minas

FIAT BRAVA ELX 1.6 16V MPI 4P 2000


postado em 05/01/2006 07:30

AVALIAÇÃO TÉCNICA

MOTOR
O motor do Golf, por ter oito válvulas, deveria ter um melhor rendimento em baixas rotações, mas isto não acontece. Os dois carros somente apresentam bom desempenhoem alta, quando o da Fiat “grita” muito.
GOLF *** BRAVA ***

CÂMBIO
Todos os dois poderiam ter relações mais curtas para ajudarem no desempenho em baixa, sendo que o da VW tem “buracos” nas passagens da 1ªpara 2ªe 2ªpara 3ª. Os dois possuem engates precisos.
GOLF *** BRAVA ***

FREIOS
O carro da Volkswagen freia ligeiramente melhor, principalmente em situações mais críticas, pois Tem freio a disco nas quatro rodas. Mas o Brava não decepciona.
GOLF **** BRAVA ***

SUSPENSÃO
O Brava leva vantagem tanto na estabilidade quanto no conforto, já que os pneus de perfil muito do Golf acabam prejudicando-o neste quesito. O carro da Fiat curva mais redondo.
GOLF *** BRAVA ****

NÍVEL DE RUÍDOS
A melhor qualidade de construção do carro da VW lhe assegura um menor nível de ruído. O motor do carro da Fiat também é barulhento em alta.
GOLF **** BRAVA ***

DIREÇÃO
Os dois veículos são precisos neste item, com volantes de boa pegada, mas o Golf tem coluna com regulagem de profundidade e altura, enquanto o do Brava só tem de altura. A buzina do Brava é difícil de ser acionada.
GOLF **** BRAVA ***

ALTURA DO SOLO
Tanto o carro da VW quanto o da Fiat, quando estão carregados, raspam a frente em entradas e saídas de rampas.
GOLF *** BRAVA ***

VEDAÇÃO
Os dois foram aprovados sem nenhum problema.
GOLF **** BRAVA ****

ILUMINAÇÃO
Os faróis dos dois carros iluminam com eficiência, assim como as luzes internas.
GOLF **** BRAVA ****

LIMPADOR DE PÁRA-BRISA
A área de varredura é boa nos dois modelos. O Brava leva desvantagem por que as palhetas não atuam ao esguichar água do lavador no pára-brisa.
GOLF **** BRAVA ***

ESTEPE/MACACO
Os dois têm o estepe colocado dentro do porta-malas e sob o assoalho. Nas soleiras estão identificados os pontos de apoio.
GOLF *** BRAVA ***

DESEMPENHO
Os dois se equivalem neste quesito, embora o torque do Brava se dê em rotação mais elevada devido ao cabeçote multiválvulas.
GOLF *** BRAVA ***

CONSUMO
Empate técnico. As marcas são muito próximas e a variação irá depender da forma da maneira de conduzir de cada um. Os fabricantes mostram números incompatíveis com o cotidiano. Na prática, em torno de 9 km/l na cidade e 12 a 13 km/l na estrada.
GOLF *** BRAVA ***

PORTA-MALAS
Vantagem para o Brava com 370 litros de capacidade contra 330 do Golf.
GOLF *** BRAVA ****

CONFORTO
Os italianos são mestres na arte do espaço interno. Mas o Golf IV não fica atás. Empate é justo.
GOLF **** BRAVA ****

***** Ótimo **** Muito bom *** Bom ** Regular *Ruim

POSITIVO

FIAT BRAVA
* Estilo
* Espaço interno
* Custo/benefício

NEGATIVO
FIAT BRAVA
* Retomada de velocidade
* Acionamento da buzina
* Visibilidade traseira

POSITIVO
VW GOLF
* Acabamento
* Freios
* Espaço interno

NEGATIVO
VW GOLF
* Altura do solo
* Visibilidade traseira
* Retrovisor direito


Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade