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Estado de Minas

Na batida perfeita

À primeira vista, ela parece inofensiva, mas quando a torre de som é montada na extremidade da caçamba, 5 mil watts de potência empurram com força e sem dó graves, médios e agudos


postado em 18/08/2004 12:51

(foto: Fotos: Eduardo Rocha/RR - 18/4/04)
(foto: Fotos: Eduardo Rocha/RR - 18/4/04)
Em condições normais, a VW Saveiro, 2000, do comerciante Maurício Beltrão, pode parecer um carro tunado como outro qualquer. Pintada na cor vermelho, a picape se diferencia externamente apenas pela grade dianteira cromada, as rodas de liga leve aro 15 polegadas e a suspensão rebaixada. Nada que chegue a impressionar. Mas, quando se vasculha o interior da cabine e a caçamba, as surpresas começam a aparecer. O interior da picape é todo revestido em couro preto e vermelho. O painel tem os instrumentos originais e ainda ganhou um aplique em fibra de vidro que serve de suporte para o voltímetro (específico para medir a carga das baterias que alimentam o equipamento de som), o tacômetro (conta-giros) e o termômetro que mede a temperatura da água do radiador. Na coluna da esquerda, junto ao pára-brisa, foram instalados outros dois mostradores, um que informa a pressão do óleo do motor e outro a pressão do turbo, que ainda vai ser aplicado no motor 1.6. A cabine traz ainda detalhes da linha tuning, como tapetes de alumínio e manopla do freio de estacionamento cromada. Mas é atrás dos bancos que começa a surgir o grande diferencial dessa Saveiro. Ali estão fixados cinco módulos de potência Pyramid, de 1 mil watts cada um. E para quem está achando exagero, Maurício revela que a picape utiliza ainda outros dois módulos de potência para fazer funcionar as cornetas que reproduzem os sons médios. Para sustentar todo o equipamento de som, a Saveiro leva seis baterias de gel, apropriadas para esse fim. Vale lembrar que a picape tem ainda um CD Player Pioner 5450 e um DVD 7.500.

Da pesada

Sob a capota marítima que encobre a caçamba da picape estão as caixas acústicas que formam uma parede de som da pesada. São três módulos que juntos somam oito alto-falantes Eros de 15 polegadas, 12 cornetas Selênio D405 e quatro tweeters. É preciso ter braço forte para carregar as caixas, que ficam empilhadas na extremidade da caçamba da picape. Maurício afirma que o equipamento gera uma potência real (RMS) de 2,5 mil watts, e acrescenta que na última vez que fez uma medição foram apurados
148 decíbeis de volume. Em 2000, o comerciante faturou o primeiro lugar no Campeonato Brasileiro de Som Automotivo, na categoria trio elétrico. Realmente, o som que sai das caixas instaladas na caçamba da picape impressiona. É pura pressão. E com os graves, médios e agudos bem definidos, sem distorção. A picape foi preparada na loja de acessórios de Maurício, a Enigma Sound Car, que fica no bairro São Caetano, em Betim. Ele tem outros carros preparados, com os quais costuma participar de competições e festas de amigos. Quando perguntado sobre o que o leva a investir tanto em equipamentos de som, Maurício define de forma objetiva: É um prazer inexplicável. Ele revela que para preparar um carro como essa Saveiro gastam-se em média R$ 20 mil, incluindo o equipamento de som e os acessórios da linha tuning. Já a Saveiro tem valor de mercado de R$ 17 mil. É melhor não tentar entender.

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